Tanto faz?

Maria João Avillez
Observador 22/10/2015, 13:1742637

O silêncio desta metade de Portugal que sou suposta representar é devastador. E como tal, apela a conclusões feias.

1 – Não pensei poder espantar-me tanto: que é feito da outra metade do país?  Acreditam na bondade politica de que se anuncia? Que pensam desta inóspita paisagem?
Essa coisa dos senadores, das elites, dos criadores de riqueza, dos empresários, das confederações patronais? É-lhes indiferente a novidade política em curso? Toda a universidade, toda a economia, toda a ciência, toda a cultura, que sei eu, revê-se nisto? Tanto faz? Têm medo de discordar, receio de se expor, horror a ficarem etiquetados porque dependem ainda mais do Estado do que aquilo que se pensa e sabe? Precisam tanto de dinheiro e “apoio” que estão atrás de Costa? Já fizeram tábua rasa de quem ganhou as eleições, largando para trás Passos Coelho e a coligação, mesmo sabendo que haverá um governo saído dela? Não estão dispostos a dar-lhe nenhuma espécie de oxigénio quando há quinze dias rejubilavam com a vitória? Os ditos “protagonistas” que habitam o espaço à direita do PS, e cujas responsabilidades públicas lhes conferiria palco e visibilidade para intervir preferem o que aí vem?
Não percebo. Talvez prefiram. Há silêncios inequívocos.
O silêncio desta metade de Portugal que sou suposta representar é devastador. E como tal, apela a conclusões feias.
2 – Entendamo-nos: um governo tripartido de esquerdistas radicais não faz medo, a vida só vai mudar para pior, o resto será igual, ninguém nos vai atormentar, pelo contrário irão esforçar-se por não “assustar”, convidarão logo a inócua CIP para almoçar, Mário Centeno, far-se-á fotografar com dois ou três solícitos “patrões”, para os “tranquilizar”. Isso.
Só nos atormentará a vergonha que teremos. Vida pior, escrevi eu? Sim, pior: quando expirarem os últimos seis meses de Cavaco Silva em Belém e quando tiverem decorrido mais seis sobre a presidência do próximo inquilino do Palácio de Belém, vai ser muito doloroso observar os despojos dessa dúzia de meses. E penosíssimo verificar o que restará dos sacrifícios dos portugueses feitos durante quatro anos em nome do acerto das contas públicas e da modesta credibilidade externa do país, entretanto um bocadinho reconquistada. Exagero? Não. O acordo tantas vezes evocado por António Costa – e evidentemente “conversado” antes das eleições – só está fechado com o BE e mesmo assim. O osso está a ser mais difícil de roer com o PC. Mas como António Costa não pode deixar de chegar ao congresso socialista como primeiro-ministro – se não chegasse ficaria um sem abrigo politico – dará ao PC tudo o que os comunistas lhe pedirem, talvez até a pele. É a vida, como diria o longínquo engenheiro. Sucede que esse “tudo” que será oferecido ao PC numa bandeja grátis, vai-nos custar caríssimo. Uma pena, uma vergonha, e uma indecência.
3 – “Já leste o que esta sanduíche tem lá dentro sem a gente fazer ideia? “perguntava-me alguém lendo o papelinho que envolvia um banal pedaço de pão, saboreado num avião. Lembrei-me logo da sanduíche do PS com o PCP e o BE, tal a quantidade de coisas disfarçadas na sanduíche (farinha de trigo, água, flocos de trigo maltado, farelo de trigo, levedura, sal, farinha de cevada maltada, proteína de trigo, vinagre de vinho, emulsionantes, óleos vegetais – colza e palma – gordura de palma, agente de tratamento de farinha).
Nada é só o que parece, pois ainda havia o aviso do que “esta sanduíche pode conter”: “vestígios” de… crustáceos, ovo, peixe, amendoim, soja, frutos de casca rija, aipo, mostarda, sementes de sésamo, tremoços, moluscos”. Extraordinário mas… sanduíche avisada vale por duas, a dos radicais não: está igualmente repleta de disfarçados ingredientes, mas esconde quanto pode os “vestígios”, embora assim de repente me ocorra logo a manifestação contra a NATO convocada para Lisboa por uma organização brumosa, mas cuja convocadora, a ex-deputada comunista Ilda Figueiredo, é um excelente “vestígio” comunista. Mas não tinham os comunistas deixado cair essa chatice da NATO? Não, não deixaram. Fingiram que deixaram. Concordarão que neste pão político os “vestígios” são bem mais ruins que tremoços ou aipo.
Levei aliás a outra metade do voo sobre o Atlântico a pensar na injusta pouca sorte do país se um dia a vier a comer a sanduíche de Costa: misturar num mesmo pão, economia de mercado e anti-capitalismo, a manutenção do euro com o regresso do escudo, a defesa da NATO com invectivas contra ela, a disciplina orçamental com aumento de salários e pensões, matará quem o prove. Para não falar dos “vestígios” de marxismo-leninismo, maoismo, socialismo radical, comunismo e por aí fora, que são mais vestígios que nozes.
4 – Anda por aí um debate mal-intencionado segundo o qual há uma de gente de má-fé que vê uma golpada, uma fraude, uma usurpação, um golpe de Estado, na concretização de um governo do PS em aliança com a esquerda radical, quando esse governo teria afinal toda a legitimidade política e eleitoral. Pela enésima vez terei que voltar ao que me choca e surpreende. E o que me choca e surpreende não é um governo desses – embora nunca o defendesse politicamente e o ache assassino para o país – mas uma coisa bem distinta e é nela que reside a diferença que me interessa neste debate: quem perdeu as eleições não pode reivindicar uma vitória e um governo como se as tivesse ganho. Ponto. Com o mistificador argumento de que somando o que nunca se anunciou que se somaria, se alcançará a estabilidade através de uma maioria de deputados no Parlamento. De uma vez por todas: a ilegitimidade de que me reclamo não radica na natureza de um governo de extrema-esquerda mas no facto de ele não ter sido votado (e menos ainda anunciado).
Como dizia alguém muito a propósito: é o mesmo que retirar ao Benfica a vitória no campeonato porque a soma dos pontos das outras equipas é superior à dos encarnados.
P.S.: Agradeço vivamente ao anónimo autor desta límpida comparação a ajuda que me deu.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António