António Costa do outro lado do muro

Rui Ramos | Observador | 2015.10.21

Só novas eleições poderão resolver a crise política portuguesa: ou dando à coligação PSD-CDS a maioria absoluta que lhe faltou, ou dando a um bloco Costa-PCP-BE a vitória eleitoral que não teve.
Em Maio de 2014, para tirar o lugar a António José Seguro, António Costa transformou uma vitória eleitoral numa derrota; agora, para se manter no lugar, pretende transformar uma derrota numa vitória. Como o povo não o quis, recorre a uma combinação de bastidores parlamentares. “Se for preciso, faz coligação com o diabo”, dizia um amigo no livro que sobre ele escreveram Bernardo Ferrão e Cristina Figueiredo. Estamos a ver.
Em princípio, o PS teria muito mais vantagens num acordo com o PSD e o CDS: o governo dependeria dele, o PS poderia impor medidas, controlar o tempo, preparar a sucessão. Em vez disso, num pacto com o BE e o PCP, será o PS a parte dependente, como Catarina Martins já fez sentir. Mas Costa sabe que a primeira solução seria o seu fim, na medida em que implicava o reconhecimento da derrota do dia 4. A “maioria de esquerda” é o tapete aritmético para debaixo do qual Costa pretende varrer o seu fracasso. Muitos já recensearam os riscos e as dificuldades de um governo à mercê do PCP e do BE num país do euro em convalescença financeira. Também sabemos que, ao contrário do que clamam Costa e os seus apaniguados, o PS não está separado do PCP e do BE apenas pelos incidentes do PREC, uma zanga de família, ou detalhes de política externa: entre o socialismo democrático e o comunismo há a distância que vai do reformismo à revolução, da democracia à ditadura. Qual dos ingredientes vai sobreviver à mistura?
Mas o pacto de Costa com o PCP e o BE é apenas metade da história. A outra metade é o rompimento com o PSD e o CDS. Em Novembro de 2014, no congresso do PS, Costa proclamou uma ruptura total, “um fosso ideológico, cultural e até civilizacional” entre o PS e a “direita”. Não lhe bastou ter políticas alternativas: teve de excomungar e de segregar a “direita”, perfilhando os termos rotineiros da propaganda comunista. O branqueamento do PCP e do BE está assim articulado com a diabolização da direita democrática, acusada dos piores crimes: tão grandes, que justificam uma aliança com estalinistas para a expulsar do governo. Costa não está a derrubar o muro de Berlim: está a passar para o outro lado.
Costa preocupa-se agora com a discriminação de partidos que valem 20% dos votos, e que nunca valeram mais. Mas a exclusão do governo — por meros arranjos parlamentares — de partidos que ganharam as eleições, que valem 40% dos votos e que há quatro anos valeram 50%, será muito mais desestabilizadora para o regime. PSD e CDS vão reagir fortemente. É uma questão de sobrevivência. É também uma questão de oportunidade: pela primeira vez, têm a possibilidade de reclamarem em exclusivo a representação da opinião democrática, reformadora e europeísta, perante um eventual bloco social-comunista. Porque é que haveriam de ter a contenção que faltou a Costa e aos seus parceiros? A exclusão do PCP e do BE não dividia a sociedade portuguesa; a exclusão do PSD e do CDS, contra as tradições e as regras do regime, dividirá.
Já não há soluções de governo estáveis e coerentes neste parlamento. A coligação PSD-CDS venceu as eleições, mas não terá, pelos vistos, apoio parlamentar. Um acordo Costa-PCP-BE poderá reunir esse apoio, mas será sempre apenas um arranjo de derrotados, uma Frente Impopular, para eliminar a opção de governo mais votada pelos portugueses. Só a dissolução deste parlamento e novas eleições poderão resolver a crise política portuguesa: ou dando à coligação PSD-CDS a maioria absoluta que lhe faltou, ou dando a um bloco Costa-PCP-BE a vitória eleitoral que não teve. O país, sabendo o que agora sabe, tem o direito e precisa de fazer uma grande escolha. Quanto mais depressa ficar estabelecido que haverá novas eleições em Maio ou Junho de 2016, melhor para todos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António