Patriarca de Alexandria


O Patriarca de Alexandria é o arcebispo de Alexandria e do Cairo, no Egito. Historicamente, esta função tem sido chamada de Papa (possivelmente provém do Latim "Papa", do Grego πάππας, Pappas uma palavra carinhosa para pai). O primeiro bispo a ser chamado assim foi o décimo-terceiro Patriarca, Heraclas (232-249 d.C.), três séculos antes de ela ser também assumida pelo João I, bispo de Roma entre 523 e 526[3].

De acordo com a tradição, a Igreja de Alexandria foi fundada em 42 d.C. pelo apóstolo Marcos. Inicialmente, uma sede episcopal que era reverenciada como uma das três mais antigas, juntamente com as de Roma e de Antioquia. Constantinopla adquiriu o status em 381 d.C. (no segundo concílio ecumênico) e Jerusalém em 451 d.C., no Concílio de Calcedônia, que confirmou as cinco como as mais importantes do cristianismo . Estas cinco sedes episcopais vieram a ser conhecidas como Pentarquia.

Em seguida, Ela foi elevada ao status de arquidiocese por um concílio local, que foi regulamentado em seguida na lei canônica pelo primeiro concílio ecumênico (em Niceia, 325 d.C.), que estipulou que todas as províncias episcopais e metropolitas do Egito deveriam se subordinar a esta arquidiocese de Alexandria, como já era o costume.

O cargo foi reconhecido como um Patriarcado no tempo do primeiro concílio de Éfeso e foi oficialmente ratificado como tal pelo Concílio de Calcedônia (451 d.C.). O título de Papa era originalmente utilizado na forma de apelação ao invés de um título e eventualmente acabou por se tornar um. Até o cisma, o título de Papa ou Patriarca era indistinto e, ao contrário do Papa de Roma, o título de "Papa" não significava nenhum tipo de nível hierárquico superior em relação aos demais patriarcas da Pentarquia.
[editar] Reclamantes

Todas as igrejas reconhecem a mesma sucessão de líderes até o cisma durante o Concílio de Calcedônia, em 451, que deu origem à não calcedoniana Igreja Ortodoxa Copta de Alexandria e à calcedoniana Igreja Ortodoxa Grega de Alexandria. Durante os anos seguintes, uma sucessão de líderes foram aceitos por ambas, com sucessivas deposições dependendo do imperador e da situação local em Alexandria. O último a ser aceito pelas duas foi Teodósio I de Alexandria em 536 d.C., efetivamente rompendo a sucessão em duas listas separadas.

Com o tempo, o patriarcado sofreu vários cismas e atualmente existem quatro líderes de igrejas com este título:

    * O Patriarca Copta Ortodoxo de Alexandria, líder da Igreja Ortodoxa Copta. Ostenta o título oficial de "Sua Santidade, o Papa de Alexandria e de todo o Egipto, da Núbia, da Etiópia e da Pentápolis e Patriarca de todo o mundo evangelizado por São Marcos" Actualmente o título era detido por Shenouda III, agora falecido, cuja igreja tem sede no Cairo.
    * O Patriarca Grego Ortodoxo de Alexandria, líder da Igreja Ortodoxa Grega de Alexandria, Egipto e toda a África. Actualmente o patriarca é Teodoro II, cuja igreja tem sede em Alexandria. Ostenta o título oficial de "Papa e Patriarca de Alexandria e de toda a África".

Além disso, há duas denominações em comunhão completa com a Igreja Católica:

    * O Patriarca Greco-Melquita de Antioquia e de todo o Oriente, Alexandria e Jerusalém, líder da Igreja Greco-Católica Melquita. Atualmente, o Patriarca é Gregório III Laham, cuja igreja tem sede no Cairo.
    * O Patriarca Copta Católico de Alexandria, líder da Igreja Católica Copta. Antonios Naguib é o actual patriarca, cuja igreja tem sede no Cairo.

Por fim, havia ainda o Patriarcado Latino de Alexandria, também católico, que foi extinto em 1964.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António