Um ano pela frente

"Agora", disse Francisco, "ainda temos um ano para amadurecer, com verdadeiro discernimento espiritual, as ideias propostas e encontrar soluções concretas para tantas dificuldades que as famílias devem enfrentar".

RR ONLINE 20-10-2014 7:03 | Aura Miguel

É a primeira vez que a Igreja Católica insere na sua agenda sobre a Família temas tão delicados como o acesso aos sacramentos por parte dos divorciados que voltaram a casar pelo civil e o acompanhamento dos homossexuais. Temas que causaram acesas discussões e controvérsias entre bispos e cardeais. 

O mérito ou a culpa (consoante a perspectiva) é de Francisco. Foi ele quem lançou esses temas ao falar com os jornalistas no regresso do Rio de Janeiro; foi ele quem convidou o cardeal Kasper para apresentar a sua linha de abertura aos cardeais de todo o mundo reunidos em Consistório, em Fevereiro passado – linha essa que tem gerado acesos debates, que se revelaram ainda mais acalorados dentro do Sínodo. 

Francisco – que, segundo diz, prefere uma Igreja acidentada a uma Igreja estagnada - gosta do que aconteceu e está a acontecer. 

Apesar de, na votação do documento final, os três parágrafos sobre esses temas polémicos não terem reunido a necessária maioria de dois terços, Francisco manifestou-se esperançado, pois, "agora", disse, "ainda temos um ano para amadurecer, com verdadeiro discernimento espiritual, as ideias propostas e encontrar soluções concretas para tantas dificuldades que as famílias devem enfrentar". 

O Sínodo terminou, mas os media voltam, agora, com as reacções: "A tradição leva a melhor", escrevem uns sobre o documento final, enquanto outros garantem que "A posição de abertura ganhou". O mesmo contraste verifica-se entre alguns cardeais. Um, por exemplo, acha que "o Sínodo devia ter ido mais longe sobre os gays", enquanto em sentido oposto, um outro garante que "o Evangelho não pode mudar ao nosso gosto". 

Ou seja, o que assistimos em Roma durante o Sínodo, espalha-se, agora, pela opinião pública do mundo inteiro, por mais um ano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António