O que é Schoenstatt?

in schoenstatt2014.org 

Um lugar

Schoenstatt localiza-se em Vallendar, uma cidade perto de Coblença, na Alemanha.

Em Outubro  de 1914, o Padre José Kentenich com um grupo de jovens seminaristas, selaram uma "Aliança de Amor" com a Mãe de Deus numa pequena capela que se tornou um novo lugar de peregrinação. Actualmente pessoas de todas as partes do mundo peregrinam a esse lugar.
No mundo existem mais de 200 réplicas deste primeiro santuário, o Santuário Original.

"A Igreja, quando busca Cristo, bate sempre à casa da Mãe e pede: "Mostrai-nos Jesus" (Papa Francisco em Aparecida, 24 de julho 2013)

Uma visão

O fundador do Movimento de Schoenstatt,  Padre José Kentenich (1885-1968), teve a visão de uma Igreja renovada onde as pessoas levassem fielmente a imagem de Cristo e sua missão.
A  fundação do Movimento de Schoenstatt  ocorreu no início da Primeira Guerra Mundial.
Em meio deste choque entre grandes forças, este acontecimento, a aliança que  o Pe. José Kentenich selou, foi oculta, aparentemente insignificante, um acontecimento privado, que nada poderia mudar a maneira como o mundo começava a se destruir. Mas justamente desta aliança cresceu algo vivo, … a Família de Jesus Cristo, além das fronteiras que os ameaçavam mutuamente, Família expandida por todo o mundo que tece uma rede de amor, uma rede do bem, através das fronteiras que hoje de novo nos separam. 

(Cardeal José Ratzinger / Bento XVI, 1985) 
Um Movimento

Schoenstatt é um novo movimento espiritual dentro da Igreja. É uma rede mundial com mais de 20 comunidades para homens, mulheres, famílias, jovens e sacerdotes que realizam diferentes tipos de trabalhos: desde iniciativas e projetos religiosos até educativos e sociais.

Uma espiritualidade

Schoenstatt é um novo caminho na imitação de Cristo. O seu objectivo hoje é viver a fé na Aliança com Maria, trabalhar para que haja uma civilização do amor em todos os aspectos da vida.
Schoenstatt significa carátcer, liberdade,  viver em Aliança, desfrutar Deus.
"A  Aliança de Amor com Maria - esta palavra traz em si uma das palavras chaves da Sagrada Escritura: a palavra aliança, que contém toda a esperança do próprio cristianismo, que diz  que não estamos sozinhos  no mundo, com poderes e forças desconhecidos nas quais não podemos ver  nem podemos dominar, mas sim, que quem tem tudo em suas mãos, nos conhece e nos ama e possui um vínculo conosco... A  Aliança de Amor que vocês selam seguindo os passos  do Padre Kentenich, nada mais é do que a personificação dos grandes acontecimentos da aliança na história da salvação." 
(Cardeal José Ratzinger, 1985)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António