Heróis do mar

13-10-2014 13:46 por Raquel Abecasis
Ninguém fez tanto pela economia do mar nos últimos anos como os desconhecidos autarcas do Oeste.

O campeonato mundial de surf que se realiza esta semana em Peniche é muito mais do que um simples campeonato, é o resultado de uma estratégia, delineada há alguns anos por autarcas da zona Oeste que se esforçaram por conjugar as circunstâncias favoráveis a um projecto de desenvolvimento. 

Portugal é hoje um país de referência no mundo do surf. Temos as melhores ondas da Europa (e nalguns casos as melhores ondas do mundo) e esse segredo é agora conhecido pelos melhores surfistas do mundo. 

A matéria-prima sempre cá esteve, o mar pode ser para Portugal uma fonte inesgotável de receitas, assim o saibamos aproveitar. Os especialistas e alguns políticos têm feito disso bandeira, mas a verdade, verdadinha, é que ninguém fez tanto pela economia do mar nos últimos anos como estes desconhecidos autarcas do Oeste. 

Para que não fiquem para sempre no anonimato os seus nomes são: António Santos (Peniche), Walter Chicharro (Nazaré) e Helder Silva (Mafra). Bem hajam pelo que têm feito pela nossa economia, aumentando as exportações através do turismo e captando investimento estrangeiro que tem vindo a fixar-se em Portugal e a criar muitos postos de trabalho. 

Numa semana em que as palavras "crise" e "défice" vão voltar a invadir as nossas casas por causa do próximo orçamento, vale a pena sublinhar o papel destes heróis do mar que, no silêncio das suas autarquias, dão o exemplo de como se pode levantar o país.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António