Papa vai canonizar padre José Vaz, da Goa portuguesa

Agência Ecclesia 21 de Outubro de 2014, às 10:43

Cerimónia marcada para 14 de janeiro de 2015, durante viagem ao Sri Lanka

Cidade do Vaticano, 21 set 2014 (Ecclesia) - O Papa vai presidir a 14 de janeiro de 2015, no Sri Lanka, à cerimónia de canonização do padre José Vaz, nascido na Goa portuguesa a 21 de abril de 1651.
O sacerdote missionário no Sri Lanka, onde morreu a 16 de janeiro de 1711 e a sua proclamação como santo contou com os votos favoráveis da sessão ordinária da Congregação para as Causas dos Santos em relação a este processo, sem exigir um novo milagre.
A data de canonização foi decidida esta segunda-feira, durante o consistório que decorreu no Vaticano, sob a presidência do Papa.
José Vaz, sacerdote da Congregação do Oratório foi beatificado por São João Paulo II em janeiro de 1995, também durante uma viagem ao Sri Lanka.
O futuro santo foi recordado, na sua beatificação, como "um grande padre missionário", tendo vivido de forma pobre numa época de perseguição aos cristãos, apesar de ter nascido numa família da casta dos brâmanes.
O sacerdote foi preso e ajudou clandestinamente as comunidades católicas, celebrando Missa de noite, para além de ter traduzido o Evangelho para as línguas tâmil e o cingalês.
A comunidade católica em Goa está a dialogar com as autoridades da Igreja no Sri Lanka sobre a possibilidade de organizar um encontro de cerca mil fiéis com o Papa.
A viagem de Francisco ao Sri Lanka vai decorrer entre os dias 13 e 15 de janeiro do próximo ano, seguindo-se uma passagem de quatro dias pelas Filipinas.
No início deste mês, o Papa recebeu no Vaticano o presidente da República do Sri Lanka, em audiência privada, após a qual os responsáveis deixaram votos de que a viagem pontifícia "possa ser acolhida como sinal de proximidade à população" e como "encorajamento aos que trabalham pelo bem comum, a reconciliação, a justiça e a paz".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António