22 de Outubro - S. João Paulo II

S. João Paulo II
João Paulo II, nascido Karol Józef Wojtyła (18 de Maio de 1920 -2 de Abril de 2005), foi papa de 16 de Outubro de 1978 até a sua morte. Teve o terceiro maior pontificado documentado da história. Foi o único Papa eslavo e polaco até a sua morte, e o primeiro Papa não-italiano desde o holandês Adriano VI em 1522.
João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. Teve um papel fundamental para o fim do comunismo na Polónia e talvez em toda a Europa, bem como importância significativa na melhoria das relações da Igreja Católica com o judaismo, o islão e as igrejas ortodoxas e protestantes.
Foi um dos líderes que mais viajou na história, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado. Sabia falar mutíssimos idiomas, além do polaco. Como parte de sua ênfase especial na vocação universal à santidade, beatificou 1 340 pessoas e canonizou 483 santos, quantidade maior que todos os seus predecessores juntos pelos cinco séculos passados. Em 2 de Abril de 2005, faleceu devido a sua saúde débil e ao agravamento da doença de Parkinson de que padecia. Em 19 de Dezembro de 2009 João Paulo II foi proclamado "Venerável" pelo seu sucessor papal, o Papa Bento XVI. Foi proclamado Beato em 1 de Maio de 2011 e canonizado em 27 de Abril de 2014 pelo papa Francisco.
O Povo sugere a consulta do Jornal das Boas Notícias 16 publicado na altura da sua morte e que lhe foi inteiramente dedicado
   
________________________________
Era necessário que o heróico se tornasse quotidiano e o quotidiano heróico
Papa João Paulo II
Homilia em Norsia, 23 de Março de 1980
____________________

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António