Os perigos e as virtudes de combinar ciência com religião

DN 2014.10.29

O papa Francisco aprova as teorias do Big Bang e da Evolução das Espécies mas também defende que "é precisa" a criação divina para as explicar por completo. Demonstrou abertura ou tentou usar a ciência como fudamento para a crença?
Carlos Fiolhais, físico e um dos mais conhecidos divulgadores científicos portugueses, avisa que pode ser "perigoso" recorrer à ciência para tentar fundamentar as crenças religiosas. E dá o exemplo de Galileu Galilei, que dizia: "O Espírito Santo ensina-nos como ir para o céu, não como é o céu".
Já a teóloga Teresa Toldy defende que o Papa pretendia apenas demonstrar que ciência e religião não são incompatíveis e que não estava a tentar enciaxar as duas variáveis numa só.
Vera a notícia completa aqui.

Nota do Povo: De onde parte esta notícia do DN? Da Sessão Plenária da Pontifícia Academia de Ciências em que o Papa Francisco discursou e procedeu à inauguração de um busto de bronze em homenagem ao Papa Bento XVI (27 de outubro de 2014). O discurso ainda só existe na versão italiana. Aguardo a tradução para a colocar também aqui. Já disponível aqui.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António