Violência gratuita

Eu sou contra a violência porque parece fazer bem, mas o bem é só temporário; o mal que faz é permanente
Mahatma Gandhi

Os incidentes da passada quarta-feira em frente à Assembleia da República são motivo de reflexão.
Em primeiro lugar sobre a natureza do povo. Povo foi o nome dado a este blog e mailing list que lhe deu origem; o nome é inspirado numa mensagem de Natal de Pio XII em tempo de guerra e que é o nosso lema: O povo opõe-se à massa. Vive da liberdade e da consciência de cada um.
Olhando para o comportamento dos piquetes de greve, com dificuldade encontramos esse espaço de liberdade.
Do mesmo modo, os comportamentos individuais dos elementos da multidão em frente à Assembleia da República não fazem lembrar um colectivo de pessoas conscientes e livres, mas uma massa insolente onde o anonimato e o disfarce transformam a cobardia em aparente arrojo.
Em segundo lugar sobre o enviesamento de alguma comunicação social. Não fora a possibilidade que a internet hoje oferece e se dispuséssemos apenas do relato do Público seria assim que nos chegava a narrativa do sucedido.
Em terceiro lugar quero agradecer à PSP. Só faltou mesmo perguntar O sôr desculpe, por acaso estava a atirar pedras?. Acusada de violência desproporcionada, para mim, usaram de uma paciência desproporcionada, daquela que geralmente apelidamos de “paciência de santo”.
Bem hajam!
Pedro Aguiar Pinto

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António