A Igreja saiu à rua

Foi com estas palavras comovidas que o administrador da Sociedade do Campo Pequeno salientou o que mais o tinha impressionado nestes três dias do Meeting “Fé: o grande método da razão que ontem terminou em Lisboa”.
Explicou que o que nunca tinha visto na sua longa vida de católico praticante tinha sido este movimento de dentro para fora, do templo para um centro comercial, anunciando por via do testemunho de pessoas concretas, vidas que encontram um significado novo na familiaridade com Jesus Cristo. E isto feito de forma anónima, isto é, sem procurar vender uma imagem e sem se querer impor. Contou que, nos primeiros contactos, julgou que os promotores quisessem um espaço dentro do centro comercial e ficou impressionado com o que viu acontecer: a utilização de um espaço próprio (a arena do Campo Pequeno) onde as pessoas anónimas podiam entrar livremente e ver e ouvir.
Acrescento eu: é este o método que nos é lembrado hoje, dia de Santo André, o primeiro discípulo: “Vinde e vede”.
Fiquei ontem a saber que a exposição “Fé: o grande método da razão” foi visitado por mais de 2000 pessoas e as sessões em que pude estar presente, no primeiro e no último dia estiveram sempre com as cadeiras todas ocupadas.
O dia de ontem foi ainda especial porque “fui e vi” um acontecimento de que não tenho memória nos meus quarenta anos de vida universitária numa universidade pública. No ISEG, anunciado ontem na sua página oficial, iniciou-se um ciclo de conferências intitulado “Deixem-me falar-vos de Jesus Cristo”. A primeira conferência esteve a cargo do Prof. João César das Neves, com quem aprendo sempre uma nova forma de olhar para as coisas que parecem já conhecidas. É absolutamente notável que um grupo de docentes, alunos e funcionários reunidos sobre o lema “Economia e Fé” tenha conseguido levar a cabo uma iniciativa com esta na universidade laica e republicana.
É caso para dizer que ontem a Igreja saiu à rua!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António