Festas Nicolinas agitam Capital Europeia da Cultura e recordam devoção a S. Nicolau

Câmara Municipal de Guimarães, et al.
30.11.12


Começam este sábado em Guimarães, pelas 6h00 da manhã, as "novenas" das Festas Nicolinas, tradição com origem na devoção cristã a São Nicolau, bispo de Mira, atual Turquia, que morreu em meados do século IV.
Às "novenas", que deixaram de ser rezadas nos habituais nove dias, sucede a principal missa das Festas, no domingo, antecedida por concentração junto à Capela de São Nicolau, pelas 11h00.
Ao meio dia é celebrada eucaristia na igreja de Nossa Senhora da Oliveira por todos os membros vivos e falecidos da Irmandade de S. Nicolau.
Durante a celebração será inaugurada a obra de conservação e restauro da tela e altar de São Nicolau.
Após a missa sai a procissão, com acompanhamento dos irmãos e restantes fiéis, para reconduzir a imagem de São Nicolau à sua capela. Participam os estudantes nicolinos com caixas e bombos.
O culto a S. Nicolau, que se espalhou pela Europa sobretudo a partir do século X, terá chegado a Guimarães através dos peregrinos que se deslocavam à cidade para venerarem a imagem de Santa Maria, e também devido à passagem de romeiros de e para Santiago de Compostela.
S. Nicolau está ligado à devoção popular como protetor das raparigas pobres, perseguidos, comerciantes, crianças, e presos.
A fama de S. Nicolau espalhou-se pelo cristianismo, documentada por igrejas e obras de arte, por instituições e tradições ligadas ao seu nome. As narrativas referem que enquanto bispo de Mira executava milagres consecutivos. Mas os dados seguros sobre a sua vida são escassos.
Paralelamente a estas devoções, S. Nicolau é também patrono dos estudantes. Reza a lenda que três jovens em idade escolar foram esquartejadas por um ladrão e quando São Nicolau se aproximou deles devolveu-lhes a vida.
As celebrações eram inicialmente de cariz exclusivamente religioso. Com o passar do tempo vão sendo incluídas manifestações de caráter profano, tais como cantares e danças.
O culto foi depois apropriado pelos estudantes, que construíram uma capela em honra de São Nicolau entre 1663-64.
Inicialmente as festas só eram assinaladas no dia reservado no calendário religioso a S. Nicolau, 6 de dezembro. Pela manhã os estudantes participavam na missa com sermão e à tarde as celebrações assumiam uma índole profana, com a realização de jogos populares.
Mais tarde as celebrações começaram a ser assinaladas a 5 de dezembro, quando era anunciado o programa do dia seguinte através de um pregoeiro que percorria as ruas da cidade.
Os festejos passaram depois a iniciar-se a 29 de novembro e a terminar a 7 de dezembro, período que hoje se mantém..
Formalmente, as Nicolinas surgem em 1691, altura da criação formal da Irmandade de S. Nicolau, com os seus estatutos.
Atuais e antigos estudantes (os Novos e os Velhos Nicolinos), reúnem-se numa tradição que ciclicamente abre uma semana em que se celebra a vida.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António