Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima visitou a FCT da Universidade Nova de Lisboa (Campus da Caparica)

A Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima visitou a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Campus da Caparica). O Padre Pedro Quintela, responsável da Pastoral Universitária no Pólo de Almada enviou esta mensagem aos estudantes


MENSAGEM/CONVITE DO PADRE PEDRO QUINTELA

Caros Amiga/o
Amanhã (3 de Novembro) teremos a visita da Imagem Peregrina de N. Senhora de Fátima aí onde tu trabalhas e estudas!

Assim, haverá Missa às 8h no Auditório da Caixa Geral de Depósitos da FCT, presidida pelo nosso novo Bispo, D. José Ornelas
Terço Vivo às 9h na portaria sul da Egas Moniz. 
Seja pela largueza de entendimento do que é uma universidade pública, como sempre o tem manifestado o Prof Fernando Santana, na FCT, seja pela disponibilidade sempre amiga e vasta do Prof Martins dos Santos, na Escola que dirige, certo é que esperamos, então, a feliz visita de N. Senhora de Fátima.
Noto que não deixa de ser desafiante trazer uma imagem religiosa a estas Escolas onde se desenvolve um notável saber cientifico! 
Para mais, uma imagem de N. Srª de Fátima, tantas vezes vitima de má imprensa, desconfiada com o que de rupreste parece esconder-se nessa devoção.

Tantas vezes a tentativa de compreender (que, por vezes, tem qualquer que ver com “prender") impede de conhecer (atitude humana que implica sempre “acolher").

A esse propósito lembro o que escrevia pouco depois do chamado "milagre do sol" um professor da Faculdade de Ciências de Coimbra: "Todos os fenómenos que descrevi foram observados por mim num estado de mente calmo e sereno sem nenhuma perturbação emocional. Cabe a outros interpretá-los e explicá-los. Finalmente, tenho que declarar que nunca, antes ou depois de 13 de Outubro [1917], observei semelhante fenómeno solar ou atmosférico” (José Maria Almeida Garrett).
Acresce, ainda, como contributo para tentar desintoxicar de "pre-compreensões", que vale a pena lembrar a frase de Hamlet ao pretensioso Horácio que o interrogava:
"Há mais coisas no céu e terra, Horácio, do que ousas pensar!”
Bom, mas avanço para a razão principal pelo qual envio este mail:
aparece, também tu, agora que N. Srª aparece onde trabalhas, estudas e vives uma parte tão importante da tua existência!
E esse será o grande milagre que, pelo meu lado, espero que ocorra!
E um milagre é simplesmente qualquer coisa que sabemos só poder acontecer pelo poder de Deus!

Por exemplo, descobrir que Mãe de Jesus nos move e comove e nos abre o Céu da comunhão com Jesus.
Eis que Ela tem esse poder da fé e do amor de abrir a nossa vida, por tantos lados exposta a fechamentos, menoridades, calculamos.

Na verdade, Nossa Senhora é especialista em "desfazer nós", como gosta de lembrar o Papa Francisco: onde não se vê senão dor, ela descobre-nos o amor, onde há sobretudo pretensão, ela mostra o caminho feliz da humildade, onde nos vemos sozinhos, ela oferece-nos os irmãos na vida da Igreja, onde a vida era só nossa ela desafia-nos à missão!
As benção e amizade
do teu
Pe Pedro Quintela



Terço vivo no Campus da Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António