13 de novembro de 1974, Ocupação do Seminário de Almada

Na abertura do ano letivo de 1974/75 constata-se que não existiam salas para os alunos que entravam de novo no Liceu de Almada. O Ministério da Educação revelava-se incapaz de resolver o problema. Nas Reuniões Gerais de Alunos começa-se a falar numa solução, ocupar o Seminário de Almada que acaba por ser aprovada. Por Nuno Pinheiro.
Ocupação do Seminário de Almada, 13 de novembro de 1974 - Footo de Nuno Pinheiro
Nos anos 70 a população escolar, depois de o ensino se ter tornado obrigatório, estava em crescimento acelerado. Isso era particularmente verdadeiro em cidades como Almada em que população também crescia. O Liceu de Almada tinha sido criado como secção do Liceu D. João de Castro em 1965 e estava instalado em pré-fabricados que mostravam sinais de degradação e iam sendo acrescentados para fazer face ao crescimento do número de alunos. As escolas de Almada, em especial o liceu, tinham sido palco de lutas estudantis nos últimos tempos da ditadura e também de uma greve prolongada imediatamente a seguir ao 25 de Abril.
Na abertura do ano letivo de 1974/75 constata-se que não existiam salas para os alunos que entravam de novo na escola, para o 3º ano (atual 7º ano). O Ministério da Educação revelava-se incapaz de resolver o problema. Esta situação arrastou-se durante todo o mês de outubro.
No início de novembro depois de muitas reuniões, da presença de funcionários do Ministério da Educação no Liceu de Almada. Nas Reuniões Gerais de Alunos começa-se a falar numa solução, ocupar o Seminário de Almada que tinha uma dezena de seminaristas. A proposta acaba por ser aprovada e a ocupação marcada para 13 de novembro.
Há alguns factos a lembrar. Em novembro de 1974 já tinha havido algumas ocupações, mas além de fábricas e empresas ocupadas pelos grevistas, limitavam-se, geralmente, a ocupações isoladas de casas, para famílias que delas necessitavam. Não tinha ainda havido ocupações de terras no Alentejo, nem iniciativas como a da Clínica Popular da Piedade. No Funchal desenvolvia-se um movimento semelhante que levou à ocupação do seminário da cidade.
Das forças políticas então presentes no Liceu de Almada só uma se opôs à ocupação, a UEC. Possivelmente por não querer afrontar a Igreja, possivelmente por ter, nessa altura, uma atitude de travão de tudo o que fosse movimento grevista ou reivindicativo. Porém muitos dos aderentes da UEC iriam participar na ocupação.
Para a ocupação foi convocada uma manifestação. Os estudantes não esperavam muita adesão popular, em especial tendo a oposição do PCP, força maioritária em Almada. Mas essa adesão aconteceu, foram milhares a percorrer ruas de Almada até chegar aos altos portões do Seminário. Estes tinham viaturas militares a reforçá-los. A resistência acabou por ser vencida e a ocupação consumada.
Não durou muito tempo, a ocupação. Passadas algumas horas, quando já à noite se começava a desmobilizar, com a coronha das G3, os fuzileiros partiam os vidros do ginásio em que se reuniam os ocupantes. Alguns estudantes são cirurgicamente capturados e vêm-se rodeados por armas apontadas. A ocupação tinha terminado, porém o objetivo tinha sido alcançado já que alguns dias depois o patriarcado acorda com o Ministério da Educação a cedência do Seminário para aulas do liceu, e o 3º ano teve aí as suas aulas durante esse ano letivo.
Há alguns aspetos a realçar nesta ocupação. O primeiro é que foi feita numa altura em que uma ocupação desta escala não era de todo uma situação comum, não sendo a primeira ocupação, foi das primeiras a ter esta escala, a juntar a população no apoio aos ocupantes, a pretender dar um uso diferente a um espaço e a vencer a resistência militar; o segundo é que se insere em todo o movimento de luta que desde muito cedo ultrapassava os limites impostos pela Junta de Salvação Nacional, limites que o PCP defendia com “unhas e dentes” (às vezes num sentido que não era figurado). Muitas das “conquistas de abril” e talvez a própria vitória da revolução tiveram a sua raiz nessa vontade de construir o futuro com as próprias mãos. Ao longo do ano letivo de 1974/75 foram frequentes os confrontos das tendências da então chamada “extrema-esquerda” com a UEC, o que levou à ocupação e gestão militar do liceu.
A ocupação do seminário de Almada é hoje vista como tendo sido marcante na degradação das relações da Igreja com o poder saído do 25 de Abril, já que a propriedade e usos dados à propriedade da Igreja foram postos em causa. O anticlericalismo histórico de Almada ajuda a ocupação e dá-lhe mais repercussão.
Numa altura em que a participação de jovens na política em Portugal é diminuta, é interessante notar que este foi um movimento de jovens, dos quais poucos tinham mais de 18 anos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António