Segunda-feira

O que é a felicidade senão a simples harmonia entre um homem e a vida que ele leva?
Albert Camus (1913-1960)
11 de Novembro - S. Martinho Pieter Bruegel, o Velho
A emocionante descoberta dos ossos de S. Pedro
Outra notícia positiva de que se fala pouco.
A Justiça precisa de uma lavagem de alto a baixo, precisa de bom senso (e felizmente muitos magistrados o têm), precisa de leis claras, precisa de jurisprudência. E precisa que os magistrados possam ser efetivamente responsabilizados por decisões manifestamente erradas.
Violência bárbara Pe. Gonçalo Portocarrero de Almada
A violência doméstica, de doméstica não tem nada: é um selvático crime, que não pode ficar sem castigo. Mas a agressividade de algum jornalismo – que, de verdadeiro jornalismo, pouco tem – não deve ficar impune, porque não é menos selvagem.
Igualdade de oportunidades António José Sarmento
O livre acesso à informação é fundamental para esta igualdade de oportunidades. As famílias têm de ter meios para distinguir bem os vários projetos educativos. Só assim terão todos as mesmas oportunidades na decisão.
O choro Inês Teotónio Pereira
Uma vez perguntei ao meu filho porque é que ele estava chorar, ao que ele respondeu: "Porque ainda não sei falar bem." É simples.
Viver é abdicar José Luís Nunes Martins
Quem se aproxima de um destino, afasta-se da sua origem... troca o valor do que elege pelo valor do que resigna.
Os rankings e a melhoria contínua Rodrigo Queiroz e Mello
Mas, felizmente, de há vários anos para cá (com grande mérito inicial para o jornal PÚBLICO), passámos a ter acesso a estes resultados escolares. Inicialmente, eram uma mera lista ordenada, pobre. Mas temos vindo sempre a melhorar. Primeiro, dados de contexto; depois, cálculos de valor esperado; e, este ano, cálculos de evolução. Isto é o princípio da melhoria contínua aplicado aos rankings.
Críticos destes números argumentam com a sazonalidade dos dados e coma diminuição da população activa. É possível chegar a uma conclusão?
Para perceber melhor a questão: Uma nota sobre a descida do desemprego
Mary Anne d'Avillez espera que a Igreja portuguesa saiba aproveitar a oportunidade deste inquérito para mudar alguns procedimentos. Por exemplo, incluir o tema do planeamento familiar e dos métodos naturais de controlo da fertilidade nos cursos de preparação para o matrimónio.
Conclusão a que chegou um jovem recém-casado americano (tradução livre e original ingês)

João César das Neves congratula-se com o imperativo categórico de José Sócrates:  "A vida humana é única, singular e insubstituível"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tentar perceber

Uma companhia criativa

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates