Coimbra: apresentação livro de Vasco Pinto de Magalhães, s.j. - 15 Nov


Excerto do prefácio de "Entregar-se, Acolher e Comungar"

Entregar-se, Acolher e Comungar oferece-nos e actualiza-nos numa linguagem dos nossos dias o método reconhecido como mais eficaz no Ocidente para chegar à verdadeira liberdade interior: os Exercícios Espirituais de Santo Inácio. A capacidade de comunicar, e de captar o pulso do mundo em que vivemos, de Vasco Pinto de Magalhães é bem visível nesta obra, que parte de um conhecimento profundo das preocupações e necessidades dos homens e das mulheres do nosso tempo.

O Pe. Vasco sabe como fazer surgir da Palavra de Deus o conteúdo motivador das intuições inacianas. Toca-me particularmente a sua perspectiva sobre a Ressurreição, que concebe, mais do que um facto físico, como o renascer do homem novo, aqui e agora, a partir da maravilhosa meditação de Lázaro ou do íntimo diálogo nocturno com Nicodemos.

Só no silêncio aberto à escuta de Deus, sem desprezar os valores do nosso mundo, que também os tem, como a procura da autenticidade, solidariedade e compromisso, é possível encontrar uma saída, uma janela cheia de sol, para superar todas as crises e descobrir, a partir de dentro, a libertadora vida nova em Jesus de Nazaré. O Pe. Vasco abre-nos essa janela de par em par.
                                                                                                                                                                                        Pedro Miguel Lamet, s.j.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António