PR condecora ex-presidente da Sogrape pelo combate contra ELA

TSF 03 DE OUTUBRO DE 2016 - 18:16


Marcelo Rebelo de Sousa condecorou com a Ordem do Mérito Salvador Guedes, doente com esclerose lateral amiotrófica, criador do movimento "Todos contra ELA".



Salvador Guedes é ex-presidente da Sogrape e foi condecorado por Marcelo durante a inauguração da nova delegação da Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica, que vai funcionar junto do hospital Conde Ferreira.
Pelo "exemplo inspirador" e pela "coragem", o Presidente da República condecorou Salvador Guedes. Sentado numa cadeira de rodas, o ex-presidente da Sogrape não conseguiu reagir com palavras à condecoração de Marcelo, porque a doença o fez perder capacidades de comunicação.
Coube ao irmão, atual CEO da empresa, essa tarefa. Fernando Guedes explicou que Salvador continua com capacidades emocionais, psicológicas e intelectuais.
A ELA- esclerose lateral amiotrófica foi detetada em Salvador há quatro anos. Viajava muito, deixou de o poder fazer. Passava a vida em reuniões, mas ainda acompanha o dia-a-dia da empresa.
Entretanto, criou também o projeto "Todos Contra ELA", um nome bem escolhido, diz o Presidente da República: "Todos, porque, nessa mobilização, não pode haver compassos de espera. Cada minuto desperdiçado, é um minuto em que perdemos e ela ganha".
Por isso, Marcelo incitou a sociedade para que se mobilize nesse "combate cívico".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António