Faleceu Pedro Aguiar Pinto

AGROTEC/AGRICULTURA   12/10/2016
Faleceu o  Professor Doutor Pedro Aguiar Pinto, Professor Catedrático do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e membro do Conselho Editorial da AGROTEC. A redacção endereça à família enlutada e aos amigos sentidas condolências.
Antes de académico, o Professor Aguiar Pinto era um agrónomo que em nenhum momento da sua vida e do seu percurso profissional se dissociou da sua paixão, Deus e a sua obra o Homem e a Terra! 
Respeitado pela sua serena sapiência, e pelo percurso académico exemplar, destacou-se pela inovação que trouxe dos Estados Unidos, onde completou a sua formação, na área da ecologia agrícola e sistemas agrários, sobretudo a modelação computorizada da produção de culturas em função de diferentes regimes de irrigação. 
Aliás, a sua habilidade com as ciências matemáticas e a modelação vieram a abrir a investigação nacional nesta área, com a produção de vários trabalhos de investigação e teses com a aplicação destas ferramentas de análise estatística a várias culturas e produções. 
Nos anos mais recente, e apesar de a sua idade o remeterem para a "velha guarda" destacava-se por ser uma entusiasta da informática, das redes sociais e da agricultura tecnológica.
Natural do Porto, Pedro Aguiar Pinto nasceu em 1955 e tinha vários graus académicos, entre os quais Engenheiro agrónomo pelo ISA, um PhD. Ecology, pela Universidade da Califórnia (Davis), Doutor em Engenharia Agronómica pelo ISA e Agregado em Engenharia Agronómica, pelo ISA.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António