Rei de Espanha outorga condecoração a José António Falcão

O rei Juan Carlos I, sob proposta do governo espanhol, atribuiu ao Prof. José António Falcão a Cruz da Ordem Civil do Rei Afonso X, o Sábio. Esta elevada distinção, atribuída sob a égide do Ministério da Educação e Ciência do país vizinho, destina-se a premiar os méritos contraídos nos campos da educação, ciência, cultura, docência e investigação, em Espanha ou no âmbito internacional.
José António Falcão (n. 1961) é Licenciado em História da Arte e Arquitectura, Mestre em Museologia e Doutor em Arquitectura. Dirige o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja desde a fundação, em 1984. Conservador de Museus, com a categoria de Conservador-Chefe, tem desempenhado funções, entre outras instituições, no Museu de Évora, no Museu Calouste Gulbenkian e na Casa dos Patudos. É o responsável pela organização da Rede de Museus da Diocese de Beja.
Considerado como um dos maiores especialistas mundiais no campo da arte religiosa, a sua actividade científica visa, de uma maneira muito particular, o Alentejo. Contribuiu para a divulgação dos seus tesouros artísticos com o comissariado de numerosas exposições, no país e no estrangeiro, como “Entre o Céu e a Terra” (Prémio Prof. Reynaldo dos Santos 2001), “As Formas do Espírito”, “No Caminho sob as Estrelas – Santiago e a Peregrinação a Compostela”, “Um Rio de Água Pura”, “Portugal Eternel” ou “Loci Iacobi”.
Enquanto docente, esteve ligado à criação da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e posteriormente tem sido professor convidado em universidades espanholas e norte-americanas. É membro da Academia Nacional de Belas-Artes, da Academia Portuguesa da História e de agremiações similares, europeias e americanas. O Presidente da República Portuguesa, Prof. Aníbal Cavaco Silva, impôs-lhe em 10 de Junho de 2009 as insígnias de Grande-Oficial da Ordem de Mérito.
A bibliografia de José António Falcão conta com cerca de uma centena de títulos, entre livros, artigos científicos e participações em congressos, maioritariamente dedicados à história da arte e da arquitectura sacras. Figura conhecida nos meios do associativismo e do voluntariado, preside actualmente à Associação Portuguesa dos Museus da Igreja e à Real Sociedade Arqueológica Lusitana, sendo igualmente o Secretário-Geral Adjunto de Europae Thesauri, organismo assessor da União Europeia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António