"Esta é minha filha Louise. Tem dois braços, duas pernas e um cromossoma extra"

12/06/2015 | 16:25 |  Dinheiro Vivo

Caroline Boudet é jornalista de profissão e mãe de duas crianças. Uma delas, Louise, com 4 meses de idade, com Síndrome de Down, inspirou-a a escrever um texto contra o preconceito e desconhecimento.
O texto publicado no seu Facebook foi republicado no Huffington Post e está a ser partilhado e comentado por outros media, devido à sua mensagem. Que toca muitas mães e pais. Caroline Boudet diz que escreve este texto em nome das 500 novas "'mães de Louise' que nascem todos os anos e cujos dias são arruinados por palavras grosseiras de pessoas que não sabem lidar com a situação."
"Gostaria de acreditar que isto irá por fim ao assunto sobre a diferença da minha filha e não terei mais que explicar nada. Eu sei muito muito bem que não será assim. Mas se conseguir mudar algumas opiniões...", escreve Caroline Boudet. Para logo afirmar: "Esta é a minha filha. Louise. Ela tem quatro meses, dois braços, duas pernas, duas bochechas rechonchudas e um cromossoma extra."
Baseada na sua experiência, esta mãe pede: "Por favor, quando conhecer alguém como Louise, não pergunte à mãe: 'não foi detetada durante a gravidez?' Mesmo que fosse, podemos assumir que a mãe decidiu ficar com o bebé. E se não foi, a mãe teve uma surpresa tão grande que não precisa de revisitá-la. Além do mais, toda mãe tem uma tendência irritante para se sentir culpada por tudo e nada, então quando um cromossoma extra que não foi detetado ... Não preciso de vos dizer isso."
A jornalista vai mais longe e diz o que não se deve dizer a uma mãe como ela: "Que linda criança com Síndrome de Down...' Não". Em vez disso, explica a jornalista "ela é uma criança de quatro meses que sofre de Síndrome de Down, ou que tem Síndrome de Down, se desejar. Este cromossoma 47 não é o que ela é; é o que ela tem. Você não diria, 'Oh, que linda sofreddora de cancro."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António