«Peregrinos, voltem a Belém para o Natal»: apelo e pedido de ajuda da Terra Santa

Dezembro 21, 2012
Leone Grotti
O apelo de frei Estêvão Milovitch, guardião da Basílica da Natividade: «A nossa comunidade cristã precisa de vós».
«Peregrinos, voltem a Belém para o Natal». Estas palavras pronunciadas por frei Estêvão Milovitch, guardião da Basílica da Natividade da Ordem dos frades franciscanos, são ao mesmo tempo um convite e um pedido de ajuda. Depois das operações militares ocorridas no passado mês entre Israel e Gaza, com efeito, o número dos turistas e dos peregrinos que se dirigiu a Belém sofreu uma quebra drástica.
QUEBRA DE PEREGRINOS. «A afluência dos grupos de peregrinos caiu na semana a seguir aos factos de Novembro» explica frei Estêvão à agência Fides. «Grande parte das marcações nas semanas seguintes foi anulada. Mas agora a gente recomeça a vir. O Natal assinala um recomeço. Os operadores indicam-nos que o afluxo se intensificará nos próximos dias. Convido porém pessoalmente também aqueles que ainda tivessem alguma preocupação a vencer qualquer dúvida: aqui agora está tudo tranquilo».
AJUDA À COMUNIDADE CRISTÂ. O apelo não é feito só por exigências económicas ligadas à manutenção da Basílica, mas também por todos os cristãos de Belém: «Precisamos dos peregrinos, é preciso apoiar a comunidade cristã local com a presença e o testemunho dos peregrinos que venham de fora. Todos serão acolhidos com alegria».
NATAL EM BELÉM. Os desencontros armados entre Israel e Gaza não impediram a cidade onde nasceu Jesus de preparar também este ano a festividade do Natal.
Escreve a agência Fides: «As celebrações serão presididas por Sua Beatitude Fuad Twal, Patriarca latino de Jerusalém, que chegará a Belém a 24 de Dezembro.
Depois da entrada na Basílica – onde serão celebradas as Primeiras Vésperas de Natal – o Patriarca guiará a procissão até à gruta, incensando o lugar do nascimento de Jesus, o Presépio e o Altar dos Magos; depois a procissão prossegue para as grutas subterrâneas de São José e dos Santos Inocentes, e sobe até à Igreja de Santa Catarina, onde termina.
Em seguida será servido o jantar, para o qual está convidado também o Presidente da Autoridade Palestiniana, Senhor Abu Mazen.
Depois do jantar, reza-se o ofício de Leituras, e depois celebra-se a missa da meia-noite, na qual participam também, além do Presidente Mazen, a Presidente da Câmara de Belém Senhora Vera Baboun e outras autoridades políticas, juntamente com os cônsules da Itália, da França, da Espanha e da Bélgica».
Depois da Missa, na qual poderão participar na Basílica cerca de 1500 fiéis, a imagem do Menino Jesus será levada em procissão para a gruta da Natividade, onde permanecerá até 6 de Janeiro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António