Ó srª Procuradora, cale-se s.f.f.

Henrique Monteiro (www.expresso.pt)
10:40 Terça feira, 11 de dezembro de 2012

Eu abro o site do Expresso de manhã e deparo com esta notícia. A senhora Procuradora Cândida Almeida entende que o processo do BPN devia estar julgado . A srª Procuradora, volta não volta, diz umas coisas. E diz coisas como se nada tivesse a ver com a Justiça em Portugal, quando é afinal a imutável Procuradora Geral Adjunta responsável pela não menos imutável Direção Central de Investigação e Ação Penal (o célebre DCIAP) há quase 12 anos.
Eu não discuto que se a srª Procuradora tem razão. Pode ser que sim. O que eu discuto é por que razão tantos agentes da Justiça, de juízes a procuradores (de que a distinta presença da srª Procuradora é exemplar), devendo estar ao serviço do Estado e dos cidadãos, têm tantas opiniões e tão pouca eficácia. Dizem que é das leis. É possível! Mas as leis mudam e a ineficácia mantém-se! Dizem que é dos políticos! É possível. Mas os políticos mudam e a ineficácia mantém-se! Ocorre-me que podemos experimentar mudar os agentes, mudar a srª Procuradora, por exemplo, que se mantém alapada ao cargo...
Eu não queria escrever isto. Tinha preparado um texto sobre a Europa, os seus vampiros e os seus abutres (talvez o deixe para amanhã), mas não resisti ao fascínio da srª Procuradora. Por a srª Procuradora já se pronunciou sobre a inconstitucionalidade do enriquecimento ilícito, já disse que a corrupção em Portugal não é um grande problema, já manifestou o seu escândalo pelo atraso do julgamento do BPN, já se mostrou indignada pela sentença do Freeport, já disse tudo e mais alguma coisa. Srª Procuradora, a senhora não foi nomeada para dar opiniões - temos cá muitos, eu incluído. A Srª Procuradora existe para promover a Justiça e a gente olha à volta e vê - perdoe-me a expressão - demasiado a srª Procuradora e escassa Justiça.
Perdoe-me o desabafo, mas tenho a certeza que há muitos a pensar como eu.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António