As palavras constroem nações, as nações constroem palavras

Diário Económico | 13/08/13 00:01 | Pedro do Carmo Costa

Mudámo-nos para Londres há ano e meio e não podíamos estar mais felizes com a decisão. A decisão de partir foi reforçada pelo número de vezes que ouvíamos entrar pela casa a dentro, pela voz dos nossos filhos de três, cinco, oito e nove anos as palavras "crise", "ladrões", "pobreza".

São palavras que - acreditávamos e acreditamos - só podem criar preocupações e amputar possibilidades a crianças tão pequenas.
Quando chegámos a Londres finalmente entendi o poder das palavras e o poder das instituições. Quando participo nos eventos do colégio dos meus filhos - colégios privados e públicos - e ouço as crianças a cantarem o 'God Save the Queen', em sentido, em uníssono, fico arrepiado dos pés à cabeça. Quando pela cidade vejo espalhados símbolos daquilo que representa a Grã-Bretanha, as palavras de assombro e de motivação, finalmente entendo que nações constroem palavras. A qualidade das instituições e o respeito que todos têm pelas mesmas são a receita de sucesso destas Ilhas. Com todas as diferenças, com todas as culturas mescladas, com todas as suas imperfeições e problemas profundos, todos se mobilizam em torno das palavras e das instituições - cada um faz parte do todo.
Aqui, a multi-culturalidade, a simplicidade das coisas, o civismo que sentimos são apenas algumas das coisas que nos fazem pensar que a estadia, se depender de nós, será longa. Portugal tornou-se um lugar melhor nas nossas cabeças. Afinal é um lugar que para nós passou a representar família, amigos, bom tempo, praia. A retina familiar passou a fixar - ainda bem - apenas as coisas boas.
Para mim, que trabalho diariamente com Lisboa e vou acompanhando o estado das coisas pelos jornais 'online' e pasmo-me com o fosso que existe entre os dois países. Portugal, visto daqui, é um país irrevogavelmente à deriva, sem esperança, em que o povo e as elites parecem estar num estado letárgico característico de quem não tem rumo. Tudo o que se lê nas notícias é a pequena história, a pequena quezília, como se todo o País não fosse mais do que uma paroquia.
A nomeação de uma sub-secretária de Estado do vice-primeiro-ministro, a novela prisional do Isaltino, gente que cospe num ministro - tenho que ler duas vezes para acreditar que é verdade. As nossas instituições - excepção feita à Igreja Católica - são deploráveis. Os poderes caíram na sarjeta, tudo opina a torto e a direito sem que exista uma mobilização, algo que leve a uma credibilização das mesmas. Quando olho daqui, convenço-me que continuamos a ser um País individualista. Cada um pensa em si, no máximo na sua família e círculo próximo de amigos. O conceito de comunidade, de sociedade civil, é algo abstracto. Continuamos a fugir aos impostos como se o contrário fosse uma aberração. Continuamos a não votar. Esquecemo-nos que os políticos que nos governam são de facto um retrato daquilo que nós somos. O Estado e os políticos somos nós. Apesar disso continuamos acreditar que alguém cuidará de nós. Que o mesmo Estado tem a obrigação de prover perpetuamente e infalivelmente, tudo o que necessitamos. Esta visão - muito incutida pelo salazarismo - está profundamente enraizada nas nossas gentes.
Tudo isto é hiperbolizado pela ausência de elites, no verdadeiro sentido da palavra. A nossa classe política é uma piada, a sociedade civil só se organiza em torno de interesses que ultimamente são pessoais, raramente pelo bem geral. No dizer de Henrique Raposo, é "uma ética almoçarista que rege a pátria. É no circuito almoçarista que se decidem as prebendas, numa espécie de contrabando de intrigas, boatos e boutades".
Depois há o espanto. É aqui em Londres que encontramos o melhor banqueiro do mundo, António Horta Osório, prémio justamente atribuído pela Euromoney, e José Mourinho, o melhor treinador do mundo. São produtos nacionais, de uma educação nacional, crescidos num ambiente nacional, e que triunfam nos seus 'mesteres' num mundo extremamente competitivo. Para além destes casos, milhares de outros portugueses, triunfam em Londres nas suas profissões, desde porteiros, a pedreiros, aos que têm pequenos negócios, e a toda a comunidade portuguesa na área financeira. Quase sem excepção, pessoas formadas em Portugal, que são 'out-performers' no seu trabalho.
O que faz estes portugueses serem tão bem sucedidos fora de Portugal? O que os faz correr? Não dependem do Estado, nenhum dos mais de cem que conheci são funcionários públicos, quase todos trabalham mais horas que um londrino médio. O que os faz correr - parece-me - é o contexto, o ambiente. Um contexto onde existe uma correlação forte entre esforço e resultados. Algo que em Portugal é difuso por via das regras menos claras, pelos atalhos, dos jogos viciados e promíscuos entre os diferentes poderes.
Que caminhos? Para criar um novo Portugal precisaríamos _de uma verdadeira revolução, algo transformacional. Eu não acredito que os portugueses sejam pessoas de revolução. Ao contrário do que parece contar a história, somos demasiadamente resignados. As grandes mudanças como a queda da monarquia, o 25 de Abril, foram feitos com um punhado de homens, nunca com todo um povo a fazer a mudança, a sair às ruas. Apesar de acordarmos e deitarmo-nos a reclamar, como povo, aceitamos qualquer albarda que se coloque às costas. Então o que esperar? Há que esperar que toda uma nova geração, mais informada, mais viajada, menos dependente de atalhos, comece a ocupar o espaço deixado pela geração actual. Serão algumas décadas até isso acontecer mas tenho esperança - muita - nessa geração.

Antes dessa revolução gradual há pequenas revoluções que empresários e líderes podem fazer suas nossas organizações. Há que criar ambientes onde cada indivíduo, independentemente do seu cargo ou responsabilidade, possa entregar não o seu trabalho diligentemente mas toda a sua criatividade e capacidade de inovar. É o que tentamos fazer na Exago todos os dias tentamos criar um ecossistema, um quase micro-país onde as barreiras à performance são baixadas, onde cada pessoa é um inovador no seu espaço, que procura entregar novas formas de diferenciar por via de novos produtos, serviços, melhor atendimento e maior eficiência. Ao fazermos, não só estamos a criar uma empresa para o mundo mas também, acreditamos nós, estamos a contaminar as nossas pessoas, _as suas famílias e a comunidades onde interagem. Os exemplos ajudam-nos a acreditar que há caminhos alternativos aos actuais.
Finalmente, há todo um léxico que individualmente teremos que adoptar. Um léxico de construção, positivo, de mobilização. É o que aprendi aqui em Londres que as palavras, sempre repetidas como um mantra, passam também a influenciar os nossos hábitos. Que palavras também constroem nações.
Pedro do Carmo Costa, Co-fundador da Exago, empresa que desenvolve tecnologia de Inovação Empresarial. De Lisboa, casado e com quatro filhos, vive com a família em Londres desde Dezembro de 2011. Engenheiro de Produção Industrial, trabalhou dez anos em projectos internacionais na Strategos, empresa fundada por Gary Hamel. Tem 43 anos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António