Portugal sai da recessão com crescimento de 1,1% no segundo trimestre

Pedro Crisóstomo, Público, 14/08/2013 - 09:47
Crescimento das exportações e quebra menos acentuada do investimento suportam crescimento do PIB face aos três primeiros meses do ano.
As exportações cresceram 6,3% no segundo trimestre Daniel Rocha
Ao fim de dez trimestres consecutivos em contracção, a economia portuguesa interrompeu o ciclo recessivo dos últimos dois anos e conseguiu crescer pela primeira vez no segundo trimestre, com o Produto Interno Bruto (PIB) a registar uma progressão em cadeia de 1,1%. Os dados que o Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou nesta quarta-feira, onde é avançada esta estimativa, não significam, porém, que 2013 deixará de ser um ano de recuo da actividade económica.
Para o ligeiro crescimento registado no trimestre contribuíram o crescimento das exportações e a quebra menos acentuada do investimento, com destaque para o desempenho do sector da construção.
O desempenho da economia entre Abril e Junho continua, no entanto, a ser inferior ao observado no mesmo período do ano passado, registando-se uma quebra homóloga do PIB de 2%. E, apesar da recuperação face aos três primeiros meses do ano, 2013 deverá continuar a ser um ano de travão, com a economia a recuar face a 2012. Para aí convergem as principais previsões económicas  – as oficiais e as dos economistas que acompanham a evolução da economia portuguesa.
Várias previsões iam neste sentido. O Núcleo de Estudos de Conjuntura sobre a Economia Portuguesa (NECEP) da Universidade Católica deu o tiro de partida, ao estimar que o PIB tivesse crescido 0,6% face ao primeiro trimestre, a mesma feita pelo gabinete de estudos económicos e financeiros do BPI. O Montepio antecipava uma variação positiva de 0,4%, uma décima de diferença em relação à estimativa do banco francês Crédit Suisse (0,3%).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António