Política e Pensamento - Edmund Burke por João Pereira Coutinho


Se na última sessão abordámos um francês na América – Alexis de Tocqueville – , desta feita teremos um inglês em França:
«Reflections on the Revolution in France»
de Edmund Burke
Edmund Burke escreve, como hoje diríamos, em directo e ao vivo, sobre a Revolução Francesa, naquele que é, ainda hoje, um dos grandes pilares clássicos do pensamento conservador.
Traduz uma visão muito crítica sobre a Revolução Francesa, feita com o olhar penetrante de quem, provindo de um país que ia gerando uma longa e paulatina tradição democrática, estranhou a soberba revolucionária dos que se proclamavam “fundadores” da democracia. Burke, que escreve logo em 1790, contrapõe aos excessos e paixões do jacobinismo aquele quadro de valores estáveis que foram inspirando a consolidação dos contextos modernos de democracia liberal e Estado de direito.

Para nos falar de Edmund Burke, teremos connosco o conhecido jornalista e comentador João Pereira COUTINHO, um respeitado escritor, historiador e politólogo. É também professor convidado da Universidade Católica Portuguesa, onde se doutorou em Teoria e Ciência Política Contemporânea.
A sessão será já na próxima segunda-feira, 16 de Abril, pelas 18:30 horas.
Em baixo, o convite para a Livraria Férin. Aqui, incluindo as últimas actualizações até final do ano, o calendário e a nota de apresentação deste ciclo, que conta com o apoio do jornal Correio da Manhã e da Antena 1.
Cumprimentos amigos,
José RIBEIRO E CASTRO
Deputado
jrcastro@cds.parlamento.pt


JPCoutinho 16-Abr PPVL Convite

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António