NO PARLAMENTO EUROPEU A FEDERAÇÃO PORTUGUESA PELA VIDA PARTICIPOU NA "SEMANA DA VIDA"

Isilda Pegado    
Voz da Verdade, 2012-04-08

No Parlamento Europeu decorreu de 26 a 29 de Março a “Semana pela Vida”: o primeiro dia foi dedicado ao cancro; o segundo dia tratou as questões das células estaminais e embriões humanos; no último dia realizou-se um Meeting dos movimentos pela Vida onde estiveram representados 22 países da União Europeia e cujo tema era “Não baixaremos os braços”.
Portugal esteve representado pela Federação Portuguesa pela Vida neste Meeting, onde foi possível dar a conhecer a realidade portuguesa a vários níveis. Em primeiro lugar, mostrámos a nossa luta pela defesa da vida que desde 1984 tem gerado um movimento cívico concreto e objectivo, bem visível nas cerca de 30 instituições que, por todo o País, apoiam grávidas em risco, acolhem crianças, levam educação sexual responsável às escolas, em contraponto ao “nacional sexualismo” e ainda, travam a luta política contra as leis que atentam contra a Vida e a Família.
Em segundo lugar, denunciámos as injustas e laxistas leis que, financiam e subsidiam o aborto com os impostos de todos nós, e geram sérios dramas éticos nos casais que se vêem confrontados com a decisão de dar destino a 7 ou 8 embriões (filhos) congelados, sem o poder decidir.
Por fim, pedimos clareza às políticas e directivas da União na defesa da dignidade da vida humana, de toda a vida humana.
Este Meeting Europeu teve entre outros valores, o de permitir o encontro de experiências, caminhos e objectivos. Mas também, a percepção da grandeza desta movimentação cívica europeia, e do quanto ainda falta fazer em unidade.
A par deste Meeting foi ainda preparada para ser lançada a Primeira Iniciativa Europeia de Cidadãos que pretende instituir a protecção da vida humana e sua dignidade, nomeadamente do embrião humano em todos os diplomas e acções comunitárias. A iniciativa chama-se “Um de nós”. Tem por intróito as palavras de João Paulo II (a 23/11/1986) proferidas na Convenção sobre o Direito à Vida e Europa: “A Europa de amanhã está nas vossas mãos. Sede dignos deste desafio. Trabalhai para restituir à Europa a sua verdadeira dignidade: a qual deve ter lugar onde a pessoa, toda a pessoa, seja acolhida na sua incomparável dignidade”.
Com esta iniciativa pretende-se o reconhecimento do embrião humano como “um de nós”. Importa por isso que seja criada e aprofundada uma explícita protecção do direito à vida de cada ser humano desde a concepção, em todas as áreas de competência da União Europeia. E em consequência, impedir a aprovação de qualquer programa ou financiamento que faça o apoio a práticas de aborto ou ao uso de embriões humanos para a investigação ou para a indústria. Apela-se também em termos ontológicos e operacionais a um verdadeiro “movimento ecuménico pela Vida” em que muitos estejam empenhados.
Na verdade, a velha Europa dos Direitos Humanos confronta-se hoje com os “Novos Direitos Humanos” – isto é, os direitos daqueles que não têm voz e que estão em particular situação de vulnerabilidade e fragilidade. São estes seres humanos os que estão no início e, no fim da vida.
A Europa do laxismo, do comodismo e do egoísmo está mergulhada na crise que diariamente nos é apresentada por todas as instituições. É tempo de criar um novo rumo, com horizontes de Amor, Respeito e Dignidade que possam construir uma Europa de, e com, Futuro.
Naquela sala do Parlamento Europeu, os representantes dos movimentos da Vida vindos de 22 Estados membros mostraram a força que lhes vem da Verdade das suas causas, da Justiça do seu trabalho, da Alegria dos resultados e da Audácia sempre presente.
Uma “Semana pela Vidana Europa (com promessa de continuar) é seguramente uma grande esperança de que todos sejam “Uno di noi”, “One of us”, “Um de nós”. Por isso, NÃO BAIXAREMOS OS BRAÇOS!


Isilda Pegado
Presidente Federação Portuguesa pela Vida

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António