A Santíssima Trindade e o trevo de três folhas


São Patrício (386-493) nasceu na Grã-Bretanha e, com 16 anos, foi capturado e vendido com escravo para a Irlanda. Seis anos mais tarde, conseguiu escapar e voltar à sua terra natal. Começou então uma vida religiosa e regressou à ilha onde tinha vivido para a evangelizar. Tornou-se apóstolo, como padre e bispo, de toda a Irlanda. Além de converter os chefes dos diversos clãs, ele ainda criou os mosteiros, como centros de irradiação do cristianismo e da cultura. Converteu centenas de pessoas, muitas delas se tornaram monges, missionários por toda a Europa.
Para explicar como a Santíssima Trindade era três e um ao mesmo tempo utilizava o trevo de três folhas e por isso o mesmo tem papel importante na cultura Irlandesa. Foi incentivador do modo particular de se celebrar o sacramento da Confissão (Reconciliação), tal como o conhecemos hoje, visto que antes o mesmo era realizado de forma comunitária. Um século mais tarde essa prática propagou-se pelo resto da Europa.
Apesar de a festa de S. Patrício acontecer sempre durante a quaresma, a Igreja irlandesa concedia uma dispensa no dia 17 de Maço que permitia que a festa de S. Patrício fosse festejada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António