Hollande

30 | 05 | 2012 20.22H
João César das Neves | naohaalmocosgratis@ucp.pt

Quem é o verdadeiro François Hollande? Esta é uma das perguntas mais urgentes do momento. A evolução da França nos próximos anos, além da Itália, Alemanha, Espanha e Grécia, terá grande influência na nossa vida, determinando o futuro do projecto europeu. Nela, a intervenção do presidente, longe de ser decisiva, não deixa de ser um factor importante. Daí o interesse em saber quem é Hollande.
Neste momento a maior parte das respostas a esta pergunta passa ao lado do problema. Aquilo que sabemos ajuda pouco a entender a verdadeira atitude do novo ocupante do Eliseu. O que ele fez no passado e sobretudo o que disse na campanha são aspectos interessantes mas geralmente inúteis para determinar a sua futura condução da presidência.
Prova clara disso está no seu antecessor. Quando há cinco anos todo o mundo fazia pergunta equivalente acerca do verdadeiro Nicolas Sarkozy, poucos dedu-ziriam o comportamento tímido, errático, gabarola e vácuo que acabou por ser o do seu mandato. A anterior prestação como ministro do Interior e a retórica eleitoral faziam prever traços que nunca se concretizaram.
Igualmente, o sucesso empresarial de Silvio Berlusconi foi fraco prognóstico para a estrondosa palhaçada da sua governação. Por outro lado sucessos, como Blair, Aznar ou Merkel, foram inesperados.Os jornais andam cheios de análises, celebrações ou ameaças acerca do novo presidente francês. E há boas razões para isso, pois ele será importante para nós, embora muito menos do que e diz. Mas só uma entidade nos dirá quem ele realmente é: o tempo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António