Banco Alimentar: mais doações e voluntários

Lisboa, 28 mai 2012 (Ecclesia) – Os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram este sábado e domingo mais 13,7% de alimentos do que no mesmo período de 2011 e registaram cerca de 37 mil voluntários, um recorde absoluto na campanha.


Os dados avançados pelo site da Federação dos Bancos Alimentares referem que nas 1655 superfícies comerciais onde a iniciativa decorreu foram oferecidas 2644 toneladas de alimentos, resultado que ultrapassa “todas as expectativas” devido à “evidente contração do rendimento disponível e do poder de compra dos portugueses”.
O número de colaborações gratuitas, por seu lado, “demonstra que esta iniciativa de voluntariado não tem, ao nível da dimensão, qualquer paralelo no nosso país”, refere a nota da campanha intitulada "A crise é grande mas a solidariedade dos portugueses é ainda maior".
“As pessoas responderam ao apelo e quiseram demonstrar que, apesar da profunda crise económica que afeta tantas famílias portuguesas, não se conformam com a situação e estão disponíveis para reagir e para ajudar a minorar as dificuldades”,sublinhou Isabel Jonet, presidente da Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome.
As doações continuam até domingo no site http://www.alimentestaideia.net/, plataforma na internet que em 2011, ano da abertura, permitiu recolher cerca de 162 toneladas de alimentos, no valor aproximado de 185 mil euros.
O canal, que apresenta um contador de doação por alimento em tempo real, dispõe de duas modalidades de pagamento: através de uma caixa multibanco ou pelos sites dos bancos.
A ferramenta pode ser consultada por computador, ‘tablet’ e telemóvel a partir de qualquer programa de navegação na internet ('browser'), estando também disponíveis os acessos pela rede social Facebook, plataforma de conversação Messenger, correio eletrónico da Hotmail, portal de conteúdos MSN (www.msn.pt) e uma aplicação nos canais ZON.
As ofertas de alimentos prosseguem igualmente até domingo nas lojas Pingo Doce/Feira Nova, Dia/Minipreço, El Corte Inglés, Jumbo/Pão de Açúcar, Lidl e Modelo/Continente, onde são disponibilizados vales de produtos selecionados (azeite, óleo, leite, salsichas, atum e esparguete).
As 19 instituições federadas no Banco Alimentar Contra a Fome distribuíram em 2011 mais de 30 mil toneladas de alimentos, numa média de 121 toneladas por dia útil, equivalentes a um valor global estimado superior a mais de 42 milhões de euros.
Os géneros são distribuídos ao longo de todo o ano através de instituições de solidariedade social escolhidas pelo Banco Alimentar e acompanhadas em permanência pelos seus voluntários.
O primeiro Banco Alimentar Contra a Fome em Portugal abriu em 1991 e na Europa existem 247 entidades congéneres que em 2011 deram produtos a cerca de 5 milhões de pessoas, através de 31 mil associações, reunidas no sitehttp://www.eurofoodbank.org/.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António