Vale a pena caminhar pela vida

D. NUNO BRÁS    VOZ DA VERDADE    15.10.2017

No próximo dia 4 de novembro terá lugar em Lisboa e noutras cidades do país a “Caminhada pela vida”. Em Lisboa a caminhada terá início às 15:00 na Pr. Luís de Camões.
A vida humana, qualquer que ela seja, rica ou pobre, forte ou frágil, jovem ou em estado terminal é sempre um bem precioso a defender. Sobre esse bem primeiro não apenas se ergue a nossa civilização ocidental mas também toda e qualquer civilização, todo o viver social, de qualquer cultura, em qualquer tempo. 
Por isso, colocar em causa a vida humana (nos seus momentos iniciais ou nos seus instantes finais) é sempre colocar em causa a própria humanidade. A vida é aquela riqueza incomensurável que é colocada à nossa disposição e que nada nem ninguém tem o direito de retirar. 
A vida é a realidade que nos torna humanos e iguais. Colocá-la em questão é colocar, por momentos que seja, a insana hipótese de que existem seres humanos que nascem ou que morrem mais iguais que outros.
A vida humana é bem mais preciosa – infinitamente mais preciosa! – que qualquer outra realidade. Ela é bem mais preciosa que a preservação de qualquer espécie animal, qualquer planta ou qualquer outra realidade ecológica.
Sem o respeito pela vida humana, salvaguardada e defendida sempre e sem quaisquer reticências, é o próprio existir humano que é colocado em causa.
Pode parecer inútil, de tão evidente que é, mostrar publicamente a nossa intenção de, como cidadãos de um país, defendermos a vida. O facto é que, de há vários anos a esta parte, a insensatez parece ter-se apoderado de não poucas instâncias nacionais. E nós não podemos deixar de alertar e de lutar pela defesa desse bem supremo (para nós e para os outros – até para os vindouros) que é a vida humana.
Vale a pena caminhar pela vida. Vale a pena lutar pela vida. Por toda e qualquer vida humana.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António