‘Caos’ no ano letivo é só quando Mário Nogueira quiser

Eugénia Gambôa
Sol, 2016.09.13

Na abertura de mais um ano letivo seria de bom-tom falar sobre quão importantes são a educação e a qualificação para o futuro individual e coletivo. Não o farei. Poderia expor que a escola existe com e para os alunos que serve; que uma boa escola é feita de bons professores, é feita com eles, mas não para eles; que uma boa escola faz-se com funcionários e técnicos, mas não para estes. Poderia, mas não o farei. 
Poderia, na abertura, relembrar que, por capricho, os alunos das famílias mais carenciadas não terão a possibilidade de ter uma certificação internacional em Inglês no 9.º ano; que, por puro populismo, não terão mais apoios na compra de manuais e material escolar nos 12 anos da escolaridade obrigatória, pois a opção do Governo foi comparticipar a 100% a compra dos manuais escolares a quem não necessita de apoio. Poderia referir que, apesar de em 2015 se terem registado mínimos históricos nas taxas de retenção, regredimos 15 anos e deixámos de ter avaliação externa a Português e Matemática no final de ciclos.
Poderia referir que, por cedência política a uma minoria, desapareceram os indicadores qualitativos do Portal das Escolas, impedindo o escrutínio público, mas também uma competição saudável entre professores, turmas e escolas.
Poderia relembrar que, contrariando a avaliação externa desenvolvida, foi extinto o ensino vocacional sem qualquer reforço ou reforma no ensino profissional. Poderia referir que o mesmo ministro que fecha turmas de continuidade nos colégios com contrato de associação por baixo número de alunos, autoriza a reabertura de escolas de 1.º ciclo com menos de 21 alunos. Poderia mesmo falar da incúria da tutela no pré-escolar. Poderia, mas não o farei.
A coincidência da abertura do ano letivo com o reinício dos trabalhos parlamentares potenciou que esta passasse a ser assumida como um momento político. Garantido o espaço mediático, revelou-se como oportunidade única para marcar a agenda política. O início das aulas passou a determinar o sucesso ou insucesso de um ministro e mesmo de um governo. Uma arma poderosa brilhantemente aproveitada pela Fenprof, que cresceu e floresceu à sombra dos concursos de colocação de professores. Há muitos anos que é o profissional mediático Mário Nogueira que determina lapidarmente o ‘caos’ ou a ‘tranquilidade’ da abertura, critério oportunamente aproveitado pelos partidos políticos afetos.
Elenco factos que noutros contextos determinaram o ‘caos’ na abertura do ano letivo. Este ano temos alunos em contentores? Sim. Temos escolas com rachas nas paredes, infiltrações, com placas de fibrocimento degradadas? Sim. Nunca foi tão baixa a execução do investimento público na manutenção do edificado. Teremos mais funcionários nas escolas? Não, com a agravante que, para garantir as mesmas funções, se reforçará o recurso a precários. Haverá professores com horário-zero? Sim, e até aumentaram. Haverá turmas com alunos de diferentes níveis no 1.º ciclo? Sim. Haverá turmas com o limite máximo de alunos? Sim. Haverá turmas com menos de 6 alunos? Sim. Teremos todos os alunos com todas as aulas no primeiro dia de escola? Não. A percentagem de professores não colocados atempadamente face ao ano anterior é idêntica.
Mas este ano tudo está ‘tranquilo’. O que mudou? Na operação e nos procedimentos de colocação e atribuição de recursos, nada; no investimento regredimos, na autonomia das escolas retrocedemos, na transparência e acesso público aos dados, recuámos. O que mudou foi apenas a Fenprof, que de oposição passou a governo. 
Esta é uma abertura de um novo ano letivo como tantas outras, pois ‘caos’ só quando Mário Nogueira determinar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António