A TSU, a recessão e a amnésia de Soares

Negocios on-line 19 Setembro 2012 | 23:30
Camilo Lourenço - camilolourenco@gmail.com

Do ponto de vista técnico a baixa da TSU, em moldes diferentes, pode ser um "estímulo" para transferir recursos da "economia interna" para a "externa": a queda do consumo e dos custos de produção força as empresas a procurarem outros mercados.
A descida da TSU, como foi apresentada, suscita dúvidas? Sim. Mas mais pela perda do consenso social (ninguém quer transferir rendimentos para as empresas) do que por razões técnicas. Do ponto de vista técnico a baixa da TSU, em moldes diferentes, pode ser um "estímulo" para transferir recursos da "economia interna" para a "externa": a queda do consumo e dos custos de produção força as empresas a procurarem outros mercados.

Nem todos beneficiam? Sem dúvida. Mas as escolhas públicas nunca beneficiam toda a sociedade. Quando Mário Soares aceitou as desvalorizações impostas pelo FMI, em 1983, o resultado também foi uma violenta quebra de vendas no mercado interno e recessão; e um claro favorecimento de quem vendia para o exterior. Ou seja, o que a Troika está a impor não é novidade para ninguém, excepto para Soares, o primeiro-ministro que mais vezes chamou o FMI...

Como o Governo tem de suavizar a proposta inicial (v.g. despenalizando quem ganha pouco), a questão é saber que compensações terá de fazer. Cortar despesa? Sim, se o corte for profundo (100 mil despedimentos no Estado). Aumentar o IVA? Sim. Subindo a taxa máxima para 25%, suprimindo a intermédia e reduzindo os produtos da taxa de 6% (injustiça social)...

A subida do IVA tem outro inconveniente: o défice de 2013 (4,5%) só será atingido com mais medidas. Ora se houver alguma derrapagem, o Governo fica sem solução rápida e segura para resolver o problema (aumento do IVA).

Moral da história: qualquer alternativa à proposta inicial vai dar gritaria... e o fim do consenso com o PS, onde Seguro teme a marcação homem-a-homem de António Costa e de um amnésico Mário Soares. Vai uma aposta?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António