Quem é Passos Coelho?

Helena Matos
Observador 30/8/2015
Passos construiu o seu discurso sobre o que tinha de ser. E deu-se bem. Chegou a 2015 à frente do Governo, cumprindo um mandato que quase todos, sobretudo no seu partido, consideravam a prazo.
A pergunta pode parecer o resultado duma distracção: todos os dias vemos Passos Coelho na televisão e nos jornais. Ouvimos-lhe a voz na rádio. O Verão e a doença da mulher puseram-no também nas capas das revistas do coração. Mas apesar disso, ou muito provavelmente também por causa disso, sabemos muito pouco sobre Passos Coelho. E ele, naturalmente, agradece.
Há cinco anos que Passos se tornou líder do PSD. Mas, se repararmos bem, nestes cinco anos Passos expôs-se muito pouco porque havia sempre algo de muito urgente a que tinha de dar resposta. Passos passou para o primeiro plano da política em 2010, ao mesmo tempo que o país entrava na corrida dos PECs, cada um deles sempre o derradeiro e de aprovação tão imprescindível quanto o anterior.
Com o eleitorado do PSD, e sobretudo com aqueles que consideravam impossível continuar a caucionar Sócrates por mais tempo a mostrarem sinais de impaciência crescente, Passos escudava-se invariavelmente na falta de alternativas. Até que chegou o PEC IV. A frase de Marco António Costa que se não é verdadeira é bem achada (“Pedro, ou tens eleições no País ou no partido!”)e a demissão de Sócrates pouparam Passos a ter de se explicar. (Fica sempre a dúvida sobre a decisão que Passos teria tomado caso estivesse no lugar de Sócrates. Pessoalmente arrisco que não se teria demitido.)
Depois vieram o pedido de ajuda externa e as eleições de 2011. Mais uma vez Passos construiu o seu discurso sobre o que tinha de ser. E deu-se bem. Chegou a 2015 à frente do Governo, cumprindo um mandato que quase todos, sobretudo no seu partido, consideravam a prazo.
Para os barões do PSD, Passos, a quem eles acusavam todos os dias de dar sucessivos tiros nos pés, tinha ido ali, em 2011, cumprir aquele período embaraçoso em que ninguém, a não ser um arrivista, estava disposto a ficar na fotografia. Depois, eles, os carregados de apelidos históricos, os que estiveram nos lugares certos no 25 de Abril ou nas sedes maoistas que o tempo tornou bon chic bon genre, seriam chamados a meter as coisas na ordem, num governo de salvação nacional, constituído por notáveis, por figuras, por nomes que são referências a que se juntariam, provenientes da área socialista, outros notáveis, figuras e nomes também eles referências. Passos, o aventureiro passaria a nota de rodapé na muito atribulada história das lideranças do PSD.
Em boa parte tal não aconteceu por culpa de Portas e do PS. Portas, mais a sua estrambólica crise de 2013, ofereceu de bandeja a Passos o cenário para que este se afirmasse, bastando-lhe para tal não se demitir, ou seja, fazer o contrário do que esperavam os notáveis, as figuras, os nomes que são referências e os jornalistas.
Depois veio a proposta de Cavaco Silva: um acordo com o PS que implicava a antecipação das eleições, proposta que na prática era uma entrega de mão beijada do poder ao PS. Mas o PS, cativo de si mesmo e dos seus ódios, rejeitou esse acordo, cometendo aquele que um dia os socialistas perceberão ter sido um dos seus maiores erros. Porque teriam muito provavelmente conseguido maioria absoluta e porque ainda iam a tempo de evitar que Passos saísse como vencedor da crise de 2013 e chegasse enquanto primeiro-ministro tranquilamente ao fim deste mandato. Em 2013, Passos mostrou como consegue transformar numa cortina protectora as dificuldades desse quotidiano político que leva muitos outros líderes a exporem-se e a desgastarem-se.
E agora, em 2015? Agora cabe perguntar, se caso estes quatro anos tivessem sido fáceis ou, melhor dizendo, se não tivessem sido vividos sob clima de emergência, Passos estaria hoje a disputar o lugar de vencedor nas próximas eleições? Tentar responder a esta pergunta leva-nos ao que não sabemos sobre Passos Coelho. Por exemplo, como reagiria ele num país em que a urgência não fosse o cenário que lhe permite mostrar um invejável auto-controlo, no meio de uma classe política que confunde agitação com acção? O que diria e defenderia caso a crise não o tivesse colocado cinco anos a falar sobre o dever e o que teve de fazer?
Passos Coelho revelou-se um bom líder de crise. O que não sabemos é se também é um bom político para tempos normais. Aqueles em que se tomam as decisões que nos levam às crises.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António