Lembrar o dia 6 de Agosto de 2014 - comunicado AIS


Fundação AIS convida portugueses a rezarem pelos cristãos perseguidos dia 6 de Agosto


Fundação AIS - Lisboa - 04 de Agosto de 2015

Há imensas datas, imensos rostos desta tragédia, mas a fuga de milhares de cristãos da planície de Nínive, no dia 6 de Agosto de 2014 ficará para sempre escrito na História como um dos símbolos maiores da perseguição aos cristãos nos tempos recentes.
Dia 6 de Agosto. Perante a chegada iminente dos homens de negro do auto-proclamado "Estado Islâmico" e a deserção das forças iraquianas e curdas dos "peshmergas", que asseguravam a defesa da região, milhares de pessoas não tiveram outra alternativa senão a fuga.
A cidade de Mossul esvaziou-se num instante num caos indiscritível que prenunciava já os tempos de sofrimento que todas aquelas famílias passaram a viver. Milhares de homens, mulheres e crianças fugiram com o que tinham vestido. Não houve tempo para mais.
Para trás ficou o que tinham. As casas, as roupas, os haveres, as economias de uma vida. Para trás ficou uma parte da vida. Para sempre. Desde o dia 6 de Agosto do ano passado, milhares de pessoas tornaram-se refugiados, passaram a depender da ajuda da comunidade internacional para sobreviverem.
Tinham casa, carro, empregos, sonhos. De um dia para o outro, milhares de cristãos em fuga passaram a abrigar-se em igrejas, em tendas, em contentores. O passado, para eles, está perdido, o presente é uma angústia e o futuro uma enorme incógnita.
Todos os meses, a Fundação AIS convida os portugueses a rezarem por estes cristãos que são, hoje em dia, um dos símbolos maiores da Igreja perseguida no mundo.
No próximo dia 6 de Agosto - numa iniciativa internacional que reúne todos os secretariados da Ajuda à Igreja que Sofre -, a Fundação AIS convida os portugueses a participarem numa jornada especial de oração por estes cristãos.
Em Lisboa, pelas 18h30, rezar-se-á o Terço, a que se seguirá a Santa Missa, pelas intenções dos Cristãos Perseguidos no Médio Oriente, em especial no Iraque. Esta jornada de oração ocorrerá no Mosteiro dos Jerónimos, mas todos são convidados a participar neste momento de oração, individualmente ou em comunidade, nas suas paróquias ou em família.
Todos temos o dever de mostrar a estes milhares e cristãos perseguidos que eles não estão sós, que não foram abandonados, que rezamos por eles. O Papa Francisco tem-nos interpelado constantemente sobre isto. "Dirijo-vos uma pergunta; não deveis responder em voz alta, mas só no coração: quantos de vós rezam pelos cristãos que são perseguidos? Quantos? Cada um responda no seu coração."
Além da oração, a Fundação AIS tem procurado, através da solidariedade dos seus benfeitores e amigos, ajudar estas comunidades cristãs que foram forçadas a fugir dos jihadistas do "Estado Islâmico".
Só durante o corrente ano, nos primeiros seis meses de 2015, a Fundação AIS já auxiliou estas comunidades com praticamente 2,800 milhões de euros, para a aquisição de bens de primeira necessidade, compra de comida e medicamentos e o aluguer de casas, estando previsto, para o curto prazo, o apoio a mais oito projectos, no valor de aproximadamente 1 milhão de euros.
Nas redes sociais vamos usar as hashtags #PrayForIraq #WeAreChristians #6thAugust

NOTA: Em todo o mundo existem milhões de pessoas que sofrem perseguição religiosa. Ajudar quem passa por estas situações e informar a opinião pública sobre as mesmas tem sido o mote da acção da AIS, uma organização dependente da Santa Sé cujo objectivo é apoiar projectos pastorais nos países onde a Igreja Católica está em dificuldade. A Fundação AIS tem secretariados nacionais em vinte e um países da Europa, América, Ásia e Oceânia, apoiando mais de cinco mil projectos todos os anos em cerca de 140 nações de todo o mundo.
A Fundação AIS agradece a colaboração dos MCS na divulgação desta informação!

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5 D,  1600-796 LISBOA
Tel. 217544000 | Fax 217544001 | info@fundacao-ais.pt | www.fundacao-ais.pt



Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António