A nova criatura



«O Baptismo é o mais belo e magnífico dos dons de Deus. […] Chamamos-lhe dom, graça, unção, iluminação, veste de incorruptibilidade, banho de regeneração, selo, e tudo o que existe de mais precioso. Dom, porque é conferido àqueles que nada trazem; graça, porque é dado até aos culpados; baptismo, porque o pecado é sepultado na água; unção, porque é sagrado e régio (tais são os que são ungidos); iluminação, porque é luz resplandecente; veste, porque cobre a nossa vergonha; banho, porque lava; selo, porque nos guarda e é o sinal do senhorio de Deus»  
(São Gregório de Nazianzo).

Estes dias têm sido mais atarefados do que é costume, a ponto de não me terem deixado tempo para organizar a habitual mensagem diária do Povo. Com alguns dias de atraso não posso e não quero deixar de dar-me conta do acontecimento que foi, na nossa família, o baptismo da nossa neta, Maria Leonor. Foi ocasião de retomar a magnífica lição do Papa Bento XVI sobre o baptismo (Lectio Divina sobre o Baptismo) e tomar consciência d' O valor do cristão
Entretanto sublinho dois aconteciemntos que merecem particular atenção: A abertura do ano da Divina Misericórdia pela Bula Misericordae vultus e a polémica nascida em volta do centenário do genocídio arménio (referência feita pelo papa [1], notícia da reacção turca [2] e contextualização histórica [3].

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António