Viver uns com os outros

RR on-line, 20080711

Aura Miguel

Correu tudo muito bem e os resultados foram positivos. Mas isto não pode ficar por aqui, disse o Papa no final do encontro. É preciso pôr isto a render.


Terminou ontem no Vaticano um significativo encontro entre líderes muçulmanos e católicos.
Religiosos e intelectuais, ao mais alto nível, aprofundaram o tema “Amor de Deus, amor ao próximo”- tema que, apesar das diferenças entre as duas religiões, permite adoptar posições comuns, sobretudo, na atenção aos mais necessitados e na defesa dos valores morais.

Correu tudo muito bem e os resultados foram positivos. Mas isto não pode ficar por aqui, disse o Papa no final do encontro. É preciso pôr isto a render, ao serviço de todos e com frutos no dia-a-dia, ultrapassando preconceitos, corrigindo distorções e educando o povo.
Passemos à prática. Por exemplo, dos 15 pontos da declaração final, escolho apenas o nº6: “As minorias religiosas têm direito a ser respeitadas nas suas convicções e a possuir lugares de culto”…

Basta pensar na Arábia Saudita para perceber que isto não acontece com os cristãos. Mas – prossegue o nº6 – “as minorias religiosas têm também o direito a que os seus fundadores e símbolos de referência não sejam ridicularizados”. Basta pensar na Dinamarca e nas polémicas caricaturas de Maomé para perceber que a Europa secularizada não está melhor…

Temos mesmo que aprender a viver uns com os outros!


Aura Miguel

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António