23 de Novembro, Domingo, Festa de Cristo-Rei

Cristo Pan-Creator
c. 1131
Catedral de Cefalú (Duomo)
Mosaico
Sicília
_____________________________________________


1.CRISTO
(Do gr. = Ungido; em hebr. diz-se *Messias). Não sendo nome pessoal, a sua aplicação a Jesus (560 vezes no NT) justifica-se pela convicção, entre os seus discípulos, de que Ele era por ­excelência o Ungido de Deus, co­mo sa­cer­dote, profeta e rei (as categorias de pessoas às quais, pelo rito da unção ou equi­valente, eram confiadas missões importantes de ordem religiosa e social). (V. Jesus).
2. Cristo-Rei, fes­ta de.
A li­tur­gia reserva (actualmente) o último do­mingo do ano litúrgico à so­lenidade de “Nosso Senhor Jesus Cris­to Rei do Uni­verso”. Instituída esta fes­ta por Pio XI (Enc. Quas primas de 11.12.1925) num contexto de promo­ção do “Reinado So­cial de Cristo”, de­pois da reforma conciliar ela foi reinterpretada num sentido mais universal, espiritual e escatológico, como se de­preende do novo título (…Rei do Uni­ver­so), da nova oração colecta, das no­vas leituras e do facto de encerrar o ano litúrgico (34.º Domingo do Tempo Co­mum).
3. Monumento a Cristo-Rei.
Erguido em Almada, frente a Lisboa, por voto do Episcopado (1940) se o país fos­se poupado à guerra de 1939-45, foi inau­gurado a 17.5.1959, com a consa­gra­­­ção de Portugal aos Cora­ções de Jesus e Maria. Sobre um plinto de 76 m, ergue-se a estátua de C. de bra­ços abertos, com 28 m de alto e 16 de envergadura. Nele se gastaram 20000 m3 de betão armado com um peso de 40000 toneladas. Ini­cial­mente propriedade do Patriarcado de Lisboa, foi cedido à diocese de Setúbal a 26.7.1999. Hoje, é o núcleo de San­tuário Nacional.


in Enciclopédia Católica Popular de D. Manuel Franco Falcão

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António