Diante de uma mudança de época, de onde recomeçar?

JULIÁN CARRÓN            REVISTA PASSOS         15-11-2016 

Tradução portuguesa do artigo de Julián Carrón, publicado no jornal ABC a 24 de outubro de 2016

Há pouco mais de dez anos que vivo fora da Espanha. Não é por isso, contudo, que deixo de acompanhar com interesse tudo o que diz respeito ao nosso País, mais precisamente a situação de paralisia em que, desde há quase um ano, vivem as nossas instituições políticas. Por vezes, esta distância, juntamente com as muitas viagens que sou chamado a fazer por todo o mundo, permite-me ler as dificuldades espanholas no contexto de uma crise mais aguda e geral que ataca todo o Ocidente.


O Papa Francisco, aludindo a esta crise, disse que “hoje vivemos não uma época de mudanças, mas uma mudança de época” (Florença, 10 de novembro de 2015). Em que se diferencia a nossa época das outras, que experimentaram também elas, no entanto, grandes mudanças? Fundamentalmente, em que caíram as grandes evidências que constituíam a base na qual se apoiava a nossa convivência.



Para compreender a amplitude da mudança que estamos a viver, basta considerar como a Europa, depois da queda do Império Romano e apesar de atravessar grandes crises, se construiu em torno de algumas grandes palavras como pessoa, trabalho, matéria, progresso, liberdade. Estas palavras alcançaram a sua plena e autêntica profundidade por meio do cristianismo, adquirindo um valor que antes não tinham, facto que determinou um profundo processo de “humanização” da Europa e da sua cultura.



As guerras da religião que se seguiram à reforma protestante mostraram que a fé não era um factor de unidade na Europa. Por isso, na consciência europeia, difundiu-se a tentativa de salvar aquele património fundamental adquirido independentemente da experiência que permitira o seu desenvolvimento, a experiência cristã. Como escreveu há alguns anos o então Cardeal Ratzinger, “na época do iluminismo […] tentaram-se manter os valores essenciais da moral fora das contradições, e encontrar para eles uma evidência que os tornasse independentes das múltiplas divisões e incertezas das várias filosofias e confissões. Pretendeu-se assim assegurar as bases da convivência” (J. Ratzinger, A Europa de Bento na Crise de Culturas, Lisboa, Alêtheia, 2005, p. 39). A tentativa iluminista de manter vivos os “grandes valores”, marginalizando-os da sua origem cristã resistiu durante pouco mais de duzentos anos. Hoje assistimos à sua queda, que assinala a excepcionalidade da nossa época.



Não é por acaso, assim, que a nossa convivência humana se esteja a deteriorar. Não só em Espanha, onde é evidente a incapacidade de chegar a acordos que transcendam as ideologias. Pensemos também no incremento na Europa e nos Estados Unidos de uma política de muros como forma de se defender dos migrantes, ou até mesmo dos vizinhos, em tempos amigos (como se vê com o Brexit). Ou pensemos na insegurança que gera o terrorismo internacional.



O famoso sociólogo Zygmunt Bauman, lúcido observador da nossa época, guarda-se de fazer uma análise superficial desta situação: “As raízes da insegurança são muito profundas. Estão enterradas na nossa maneira de viver, estão marcadas pelo enfraquecimento dos laços [...], pelo esmigalhar das comunidades, pela substituição da solidariedade humana pela competição”. Diante de tudo isto, diz Bauman, as barreiras não servem de nada: “Uma vez que novos muros tenham sido erguidos e mais forças armadas forem convocadas nos aeroportos e nos espaços públicos; uma vez que a quem pede asilo por guerras e destruições essas medidas forem recusadas e mais imigrantes forem repatriados, tornar-se-á evidente como tudo isto é irrelevante para resolver as verdadeiras causas da incerteza […] os demónios que nos perseguem não se evaporarão nem desaparecerão” (“Alle radici dell’insicurezza”, Corriere della Sera, 26 de julho de 2016, p. 7).



De onde repartir para uma reconstrução? “Uma crise – afirma Hanna Arendt – obriga-nos a voltar às perguntas; exige de nós respostas novas ou velhas, desde que procedam de um exame directo; e apenas se transforma numa catástrofe quando tentamos fazer-lhe frente com juízos preconcebidos [de qualquer tipo], ou seja, preconceitos” (H. Arendt, Tra Passato e Futuro, Milão, Garzanti, 1991, p. 229).



Uma crise destas dimensões é um desafio para todos, a nível pessoal e institucional, independentemente das ideologias. Também para os cristãos. Se nos quisermos transformar num factor de construção e não numa parte do problema, nós, cristãos, somos os primeiros a dever compreender a fundo esta mudança de época, para evitar sucumbir à tentação de defender ou reforçar as grandes verdades do Ocidente (de raiz cristã) desligadas do acontecimento que as originou. Não há outro acesso à verdade senão a liberdade. É tarefa da Igreja voltar a oferecer à liberdade dos homens e mulheres de hoje em dia toda a beleza desarmada do cristianismo. Mas nós, cristãos, acreditamos ainda na capacidade da fé de exercer uma atractividade sobre aqueles que encontramos?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António