Ser-se humilhado

POVO 19.02.17
7º Domingo do Tempo Comum


"Ser-se humilhado é um grande privilégio"

Maria José Nogueira Pinto
in "A Rebelde da Direita"
sobre o seu tempo no campo de refugiados Culminam em África


evangelho de hoje é todo sobre Dar. Dar a outra face, dar aquilo que não é justo, ser-se humilhado. Ontem participámos na recolha de medicamentos do Banco Farmacêutico. Mais uma vez caio na conta que tanto é mais fácil dar quanto mais se reconhece ter-se recebido, como conta a Maria José Nogueira Pinto do seu tempo num campo de refugiados: 

"Quando me vi numa fila a caminho da sopa, percebi que me tinha tocado a mim uma coisa que tinha assistido anos a fio. Mas tinha estado sempre do outro lado da panela." 

É esta educação a dar que recebeu da avó que permite ver na humilhação, um privilégio. E ver a santidade, não como uma coroa de glória, mas como as humildes chuteiras, a normalidade do bem.

Participámos com os nossos filhos, vivendo juntos o pedir contributos e o receber as diferentes reacções para, como jardineiros, tentar regar o seu coração com essa humilhação que mais tarde possa vir a dar o fruto da humildade.


AGENDA

1 de Março a 9 de Abril: 40 DIAS PELA VIDA
Inscreva-se e assegure período(s) de oração pela vida, divulgue nas suas comunidades e convide a sua paróquia a assegurar um dia. Esta acção desenrola-se em Lisboa, mas todo o país é convidado a uma quaresma de oração mais intensa pela vida. 

23 a 26 DE MARÇO: MEETING LISBOA
A edição deste ano do Meeting volta ao Campo Pequeno. Marque já na sua agenda. Vale muito a pena: Todos ao Meeting!




ÚLTIMOS POSTS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António