«Faith's Night Out»: «Espero que não se esqueçam que são crentes» - Ricardo Araújo Pereira

AGÊNCIA ECCLESIA   18.02.17
Lisboa, 18 fev (Ecclesia) – Ricardo Araújo Pereira disse hoje na 4ª edição do ‘Faith's Night Out’ que espera que os crentes “não se esqueçam que são crentes” e que “mantenham a fé”.
O humorista, que fez uma das 12 intervenções na conversa sobre a fé, disse que “a fé é muito diferente da certeza” e valorizou a incerteza que passa também pela vida dos crentes.
Depois de classificar o convite para fazer a conferência sobre o tema “o que o mundo espera dos crentes” no ‘Faith's Night Out’ como "bizarro", Ricardo Araújo Pereira referiu que “o título parece supor que os crentes não fazem parte do mundo, como se fossem de outro reino”.
“Talvez venham a ser, mas por enquanto ainda não, estão aqui comigo”, lembrou.
“Somos muito mais perecidos do que parece. Eu também estou à procura de consolo, também estou sozinho, o mundo para mim também é demasiado grande, áspero, assustador”, disse o humorista que se considera ateu.
Outro tema das conversas de uma noite sobre a fé foi a “santidade como caminho”, apresentado pelo padre José Tolentino Mendonça, para quem a santidade não é uma "coroa de glória” ou uma “zona vip dos crentes”.
“A primeira coisa que há a dizer sobre a santidade é que ela não é como marcar um golo final de um grande jogo. A santidade são as humildes chuteiras”, referiu.
Para o padre e poeta madeirense, a santidade “é a normalidade do bem”, é a “história daqueles e daquelas que se tornaram aquilo que eram”.
José Tolentino Mendonça desafiou os jovens presentes no 'Faith's Night Out' a serem “utópicos e sedentos”, acreditando na “força recriadora do amor” e rejeitando um “cristianismo insonso e por vezes também muito sonso, quando não aceita a dinâmica do serviço como a sua norma”.
O 'Faith's Night Out' contou com intervenções de António Gentil Martins, Marta Figueiredo, a família Núncio, Maria José Vilaça, Maria e Pedro Lebre de Freitas, Rui Marques, Catarina Torre Valle, Cuca Roseta, Guilherme Magalhães e D. José Ornelas. Na conferência de encerramento, o bispo de Setúbal transmitiu aos participantes que os cristãos são desafiados a ser profetas em cada tempo, estimulados a “sonhar o ‘pós-crise’ em tempode crise” e “uma Igreja nova” nas circunstâncias da atualidade.
“Mesmo imperfeito, este é o meu mundo, está é a minha janela na História”, defendeu D. José Ornelas, acrescentando que “o passado e o sonho geram o presente.
A iniciativa ‘Faith's Night Out’, que reuniu mais de 1400 participantes no Centro de Congressos de Lisboa, é direcionada para jovens entre os 20 e os 30 anos que, sendo católicos praticantes ou não, partilhem os valores e princípios cristãos mas encontrem hoje pouco espaço para refletirem acerca da sua fé.
O ‘Faith's Night Out’ é uma iniciativa das Equipas de Jovens de Nossa Senhora e surgiu em 2014 inspirado nas ‘TedTalks’ com o objetivo de “inspirar e transmitir experiências de fé”, sempre de uma forma “simples e cativante”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António