Paróquia de Cascais envia apoio financeiro para refugiados cristãos no Iraque

WWW.ECCLESIA.PT    16.02.17


A Paróquia de Cascais, no Patriarcado de Lisboa, promoveu uma campanha de recolha de fundos a favor de uma clínica de saúde em Erbil, no Curdistão Iraquiano, que presta apoia a mais de 2800 cristãos refugiados e deslocados.
De acordo com um comunicado da paróquia, enviado à Agência ECCLESIA, a verba angariada vai ser entregue este domingo, dia 19 de fevereiro, à Fundação Ajuda a Igreja que Sofre (AIS), no final de uma missa presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.
O projeto solidário nasceu na sequência de uma visita recente do arcebispo de Erbil a Portugal, a convite da AIS.
Na altura, em novembro de 2016, D. Bashar Warda “alertou para a situação trágica em que se encontram as comunidades cristãs na sua diocese e em todo o país”.
Durante a celebração, que tem início marcado para as 11h00 e está integrada no Dia dos Pastorinhos de Fátima, a Vigararia de Cascais vai também cumprir outra “promessa” feita ao arcebispo iraquiano, e “enviar uma imagem de Nossa Senhora para a Catedral de Erbil”.
A acompanhar a referida imagem, que será benzida este domingo por D. Manuel Clemente, irão “centenas de terços, dezenas e postais feitos pelas crianças da catequese de Cascais”, explica a AIS.
A Missa com o cardeal-patriarca vai ter lugar no hipódromo da vila de Cascais e está inserida no programa comemorativo do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima.
Antes da Eucaristia, crianças da paróquia local e de outras paróquais da Vigararia de Cascais vão animar a oração do terço.
Os milhares de cristãos atualmente refugiados e deslocados em Erbil, no Curdistão Iraquiano, tiveram de deixar as suas casas e fugir na sequência de um ataque do Estado Islâmico na Planície de Nínive, em agosto de 2014.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António