Aqui nasceu a Igreja, e daqui partiu: Papa Francisco no Cenáculo

SNPC 2014.05.26

«Aqui nasceu a Igreja, e nasceu em saída. Daqui partiu, com o Pão repartido nas mãos, as chagas de Jesus nos olhos e o Espírito de amor no coração.»
Naquela que foi uma das últimas etapas da viagem à Terra Santa, o papa Francisco presidiu hoje à missa no Cenáculo, onde ocorreu a última ceia de Cristo, espaço que é propriedade de Israel e está habitualmente interdito às celebrações eucarísticas.
Na perspetiva do papa, «sair, partir, não significa esquecer» a memória do que aconteceu no Cenáculo, que «recorda o serviço, o lava-pés que Jesus cumpriu», gestos que significam serviço, designadamente ao «pobre, doente e excluído da sociedade».
O Cenáculo é também local de sacrifício, a começar pelo eucarístico, ali instituído: «Jesus oferece-se por nós ao Pai, para que também nós nos possamos unir a Ele, oferecendo a nossa vida, o nosso trabalho, as nossas alegrias e as nossas dores».
«Quanto amor, quanto bem brotou do Cenáculo. Quanta caridade saiu daqui, como um rio da nascente, que ao início é um ribeiro depois e depois alarga-se e torna-se grande», afirmou Francisco.
A sala da Última Ceia assinala igualmente «a despedida do Mestre e a promessa de reencontrar-se com os seus amigos»: «Jesus não nos deixa, nunca nos abandona, vai à nossa frente para a casa do Pai; e, para lá, nos quer levar consigo». 
O Cenáculo evoca, ainda, «o nascimento da nova família», a Igreja, que «tem uma Mãe, a Virgem Maria»: «A família cristã pertence a esta grande família, e nela encontra luz e força para caminhar e renovar-se, através dos cansaços e das provações da vida».
«A esta grande família são convidados e chamados todos os filhos de Deus de todo o povo e língua, todos irmãos e filhos do único Pai que está nos céus», sublinhou o papa, que, visivelmente cansado, agradeceu a presença dos patriarcas orientais católicos, que tornam visível a necessidade de a Igreja respirar com dois pulmões, do oriente e do ocidente.
Francisco já está no avião que o transporta de regresso a Roma, onde se espera que chegue pelas 22h00, hora de Lisboa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António