Meteosat envia a primeira imagem do planeta Terra

Público, 2012-08-08

O mais moderno satélite meteorológico europeu, o terceiro da série Meteosat de segunda geração, enviou nesta quarta-feira a sua primeira imagem do planeta Terra, cerca de um mês depois de ter sido lançado do centro espacial de Kourou, na Guiana Francesa.


A imagem do planeta foi captada a cerca de 36.000 quilómetros de altitude por este satélite geoestacionário, cuja velocidade coincide precisamente com a da rotação da Terra. Em comunicado, a Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (Eumetsat), proprietária do MSG-3, disse que esta imagem “demonstra que o satélite está a funcionar bem”.

O MSG-3 é o terceiro de uma série de quatro satélites, introduzidos em 2002, e foi lançado a 5 de Julho para observar as condições meteorológicas do planeta e recolher registos climáticos, permitindo a detecção de situações climáticas extremas. 

Os sensores do satélite estão focados na Europa e em África “para fornecer cobertura meteorológica melhorada, de forma a aumentar a qualidade das previsões locais, em especial para as tempestades de rápido desenvolvimento”, segundo a Agência Espacial Europeia. Os sensores verificam a superfície da Terra e a atmosfera a cada 15 minutos em 12 comprimentos de onda diferentes, para verificar o desenvolvimento de nuvens e medir temperaturas.

O lançamento do último da série, o MSG-4, está planeado para 2015

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António