Igreja da Santíssima Trindade elevada a Basílica

DN 2012-08-12
O templo, inaugurado em 2007 em Fátima, foi elevado a basílica pela Santa Sé. O anúncio foi feito esta tarde pelo Bispo de Leiria Fátima.

O título foi concedido pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos da Santa Sé. Esta elevação surge em resposta a uma carta de António Marto enviada ao prefeito daquela congregação, Cañizares Llovera, manifestando o pedido de muitos fiéis para que a Igreja da Santíssima Trindade obtivesse o título de basílica.
A concessão do título "seria mais um estímulo a intensificar o vínculo dos peregrinos pela cátedra de São Pedro", considerou o bispo António Marto na carta.
Por seu turno, para Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, a atribuição deste título "situa-se no contexto da celebração do Centenário das Aparições", que se assinalará em 2017.
"A concessão do título de basílica a uma igreja põe em evidência sobretudo o vínculo de especial comunhão com o Papa. Esta é uma dimensão importante da mensagem de Fátima", disse o reitor.
Inaugurada a 12 de Outubro de 2007, no âmbito do encerramento das comemorações do 90º aniversário das aparições da Cova da Iria, a Igreja da Santíssima Trindade foi já distinguida com o Prémio Secil de Engenharia Civil 2007 e com o Prémio Internacional de Estruturas, em 2009. O arquitecto responsável pelo desenho da Igreja da Santíssima Trindade é o grego Alexandros Tombazis e o engenheiro encarregue da enorme estrutura é José Mota Freitas.
O templo, que custou cerca de 70 milhões de euros, tem duas zonas principais, uma dedicada à reconciliação e outra a nave principal, que forma um círculo de 125 metros de diâmetro. Tem capacidades para 8633 lugares sentados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António