Estar à altura

Ângela Silva
RR on-line 05-05-2011 08:44

Pedro Passos Coelho foi ontem à RTP dizer que não. Que se for José Sócrates e o actual Governo a executarem o programa de ajuda externa, daqui a seis meses vamos precisar de nova reestruturação.
A troika vai estar vigilante e quem quer que governe não vai ter espaço para pôr o pé em ramo verde. Mas o líder do PSD tem razão: quem vendeu este programa como uma boa nova, é porque continua a negá-lo. E esse não é um bom princípio para quem terá que o cumprir.
A classe média e os funcionários públicos vão perceber: vêm aí mais impostos, menos salário, menos progressão nas carreiras, menos subsídio de desemprego, muito menos ADSE. E menos Estado, essa é a boa notícia. Mas vai doer.
Um Primeiro-ministro que começa por esconder o que aí vem, não está preparado nem à altura do desafio. E não é certo que resista à tentação de continuar a esbanjar.
Claro que ganhar as próximas eleições não é fácil, pelo simples facto de que não é fácil ganhar com promessas de sacrifícios. E Passos não tem metade da lata nem dos dotes televisivos de Sócrates. Resta-lhe matraquear a pergunta: ‘’Quem não diz a verdade sobre um programa de austeridade pode executá-lo?’’.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António