Fiquem lá com a tolerância de ponto (e não se esqueçam da tanguinha)

Henrique Raposo (www.expresso.pt)
7:48 Quarta feira, 8 de fevereiro de 2012
Foi um espectáculo bonito e edificante: em abril de 2011, já depois da declaração de bancarrota, já com a troika a trabalhar no Terreiro do Paço, Sócrates deu uma tolerância de ponto. Quando ouvi aquilo pela primeira vez, julguei que era piada. Mas não era: a troika estava mesmo a estudar os nossos números numa Lisboa deserta. A malta, ora essa, resolveu deixar os bifes sozinhos e tirou umas mini-férias de 5 dias. Genial. Perfeito. Não podia haver melhor cartão de visita de um país em bancarrota. Aliás, havia ali uma causa/efeito entre o país-das-pontes-e-tolerâncias-de-ponto e a presença de uma entidade externa no centro da soberania. Passou quase um ano, mas aquela naçãozinha dos feriados e das pontes não aprendeu nada. Ai, que é fascismo retirar feriados ao povo, pá.
O auge deste atitude chegou nesta semana passada. Quase um ano depois daquelas mini-férias que intrigaram a troika, o país-do-bem-bom está a fazer um banzé bíblico, porque o atual primeiro-ministro teve a coragem de dizer o óbvio: já chega de tolerâncias de ponto, é preciso mudar de vida. A Europa está como está, o país está debaixo de uma intervenção externa, há milhares de desempregados, há milhares de pessoas a querer encontrar um trabalho, há milhares de pessoas com medo de perder o trabalho, e esta boa gente faz uma birra homérica por causa de uma tolerância de ponto? Volto a dizer: até parece piadinha. Mas sabem que mais? Levem lá a bicicleta, fiquem lá com o carnaval, fiquem lá com a sacrossanta tolerância de ponto. Não, não estou a gozar. Acho mesmo que Passos devia voltar atrás na decisão. Porquê? Porque já não há saco para tanta lamúria, para tanta queixa vinda de gente que tem como máxima preocupação de vida o "gozo legítimo de uma tolerância de ponto, que é uma tradição, ora essa". Sim, ide gozar o Carnaval. E não se esqueçam da tanguinha. Dá muito jeito com este frio. 
PS: não por acaso, a troika deve passar por Lisboa na semana do Carnaval. O nosso primeiro-ministro não trata mesmo nada dos nossos interesses. São Bento, ora essa, devia ter proibido essa visita inoportuna. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António