D. José Policarpo critica Cavaco no casamento 'gay'

DN on-line 20100528

Cardeal-patriarca não percebe por que razão o Presidente não usou veto político

O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, criticou ontem duramente o Presidente da República por este ter promulgado a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em vez de usar a arma do veto político. "Esperava que o Presidente usasse o veto político. Sabemos a fragilidade do veto político na nossa actual Constituição, mas ele, pela sua identidade cultural, de católico, penso que precisava de marcar uma posição também pessoal", disse o prelado, em entrevista à Rádio Renascença.

D. José Policarpo antecipou até custos eleitorais para a reeleição de Cavaco Silva: "Já não lhe exigíamos que fosse tão longe como o Rei da Bélgica, que abdicou por um dia para não assinar uma lei que não queria assinar. Mas, se o fizesse, ganhava as eleições."

Segundo acrescentou, o discurso em que Cavaco justificou a promulgação da lei "levava a uma conclusão que depois não aconteceu": "Temos muita dificuldade em ver como é que um veto político vinha prejudicar a crise económica. Aquela relação lógica causa--efeito a mim não me convenceu."

Acrescentando: "Para mim o argumento principal não era o da eficácia política, era um gesto dele como pessoa, como PR que foi eleito pelos portugueses e pela maioria dos votos dos católicos portugueses, que se distanciasse pessoalmente - quando assinasse era mesmo porque tinha de ser e naquela altura não tinha de ser."

Ao promulgar a lei, decisão anunciada no passado dia 17, Cavaco Silva lamentou que os partidos que a aprovaram (PS, BE e PCP) não tenham querido "ponderar um princípio elementar da acção política numa sociedade plural: o de escolherem, de entre as várias soluções jurídicas, aquela que fosse susceptível de criar menos conflitualidade social ou aquela que pudesse ser aceite pelo maior número de cidadãos, fosse qual fosse a sua visão do mundo". "Não teria sido difícil alcançar um compromisso na Assembleia da República se tivesse sido feito um esforço sério nesse sentido", acrescentou, manifestando-se assim implicitamente favorável à lei das uniões civis registadas (um estatuto intermédio entre o casamento e a união de facto) apresentada pelo PSD.

Contudo, apesar das críticas, o PR acrescentou que um veto político não teria nenhum efeito senão "arrastar inutilmente este debate, o que acentuaria as divisões entre os portugueses e desviaria a atenção dos agentes políticos da resolução dos problemas que afectam gravemente a vida das pessoas." E daí a promulgação.

JOÃO PEDRO HENRIQUES

publicado a 2010-05-28 às 07:16

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António