22 de Janeiro - S. Vicente

PAINEIS DE S.VICENTE
painel do Arcebispo
Nuno Gonçalves (1450/1491)
Óleo(?) e têmpera s/madeira de carvalho, 1470/80
Proveniência : Paço de S.Vicente de Fora, Lisboa
Colecção Museu Nacional de Arte Antiga

Os "Paineis de S.Vicente" são constítuidos por seis pinturas atribuídas ao pintor régio de D. Afonso V (1432-1481), Nuno Gonçalves. Redescobertas em 1882 no Paço Patriacal de S.Vicente de Fora, são geralmente nomeadas segundo designações propostas em 1909 por José de Figueiredo - painel dos Frades, dos Pescadores, do Infante, do Arcebispo, dos Cavaleiros e da Relíquia.
Os "Paineis" apresentam-nos um agrupamento de 60 personagens, individualizadas, em torno da dupla figuração de S. Vicente - solene e monumental assembleia representativa da Corte e das várias classes da sociedade portuguesa da época, com destaque para a Cavalaria e para a Igreja nas suas diversas hierarquias, em acto de veneração ao patrono e inspirador da expansão militar quatrocentista no Magreb.
Singular "retrato colectivo" na história da pintura europeia, é uma obra de enorme importância simbólica na cultura portuguesa. Daí os desafios interpretativos que tem suscitado nomeadamente no domínio das identificações iconográficas, exercício mais ou menos imaginativo, que tem alimentado uma polémica já secular e até ao momento inconclusiva.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António