Programacao da RTP decidida por tribunal


Programação da RTP decidida por tribunal

06 06 2008 09.20H

Já há alguns anos Vasco Pulido Valente avisava que o mundo estava perigoso. Depois houve o filme que alegava que os Deuses estavam loucos. Hoje acho que temos a confirmação de todos essas profecias.

Pelo menos é o que se sente depois de ler a decisão do Tribunal de Lisboa que proíbe a RTP de transmitir touradas, por considerar que a sua exibição é «suscepível de influir negativamente na formação da personalidade de crianças e adolescentes». A providência cautelar decreta que touros, na televisão, só a partir das 22h30 e antes das 6h da manhã, e com bolinha vermelha.

Ao contrário do que pode parecer não são as touradas que estão em causa nesta decisão (a não ser que se prove que quem julgou assim assistiu a muitas!). O que me preocupa é a febre proibicionista que se parece ter apoderado da nação. O Tribunal, pelos vistos, parece ter-se esquecido que as crianças têm pais, e os televisores telecomandos, e de que não precisamos de um polícia, a vigiar-nos a toda a hora.

Esta decisão, além do mais, chama a atenção para o facto de cada vez mais se usar o Santo Nome das Ciranças em vão! Como um alibi, que leva sempre a bom porto. Até os defensores dos animais de quatro patas já recorrem a ele.

Fico agora à espera que o Tribunal de Lisboa dê provimento a uma queixa contra os telejornais, os programas da National Geographic em que o tigre come a presa, e mais oportuno ainda contra a realidade, que não há meio de ficar mais doce, e que sem sombra de dúvida infuencia negativamente a formação da personalidade dos mais pquenos.

Mas mais do que tudo, angustia-me por a hipótese de que os tribunais já não sejam um repositório de bom senso, onde era colocado um ponto final às demandas mais fanáticas. Que se proíbam a realização de touradas em nome do touro, é um caso a discutir, mas a sua exibição, com este pretexto? Assusta.

Isabel Stilwell editorial@destak.pt

Comentários

Anónimo disse…
Cada vez mais sou a favor que todos deveriam matar e depenar uma galinhita, coelhito ou mesmo o porco à boa moda tradicional (eu ia escrever antiga, mas ela é bem presente nestes recônditos lugares em que - ainda bem - não chega a ASAE e matadouros industriais e coisas afins). Afinal, ia ser um regabofe ver o Meritissimo Juiz, o douto legislador ou mesmo as pobres criancinhas e seus caridosos pais passarem uns bons pares de anos sem uma boa posta de carne no prato. Bem, mas ele há tanto NABO por aí ...

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António