A história e a vida de São Geraldo contada num livro infantil

Agência Ecclesia 
São Geraldo e o milagre da fruta

Braga, 22 nov 2014 (Ecclesia) – O livro 'S. Geraldo e o milagre da fruta' pretende "sensibilizar os mais pequenos" para a história e vida do padroeiro de Braga e vai ser apresentado a 29 de novembro, na capela de São Geraldo, na Sé.



"[O livro] pretende dar a conhecer uma figura notável da história e proporcionar aos pequenos leitores o conhecimento e a fruição do nosso património imaterial", explica a editora Centro Atlântico.
A Arquidiocese de Braga informa que a apresentação do livro "S. Geraldo e o milagre da fruta" está a ser preparada pelo Cabido da Sé local, pela editora e pelas autoras, Catarina Saavedra e Sílvia Abreu.
O lançamento do livro que pretende sensibilizar os mais pequenos para história e vida de São Geraldo, padroeiro da arquidiocese minhota, no 29 de novembro, começa às 16h30 na capela de São Geraldo, na Sé de Braga.
A Arquidiocese de Braga destaca que na Sé local existe a tradição de "ornamentar" o altar da Capela de São Geraldo "com fruta fresca", no dia 5 de dezembro, aludindo desta forma ao denominado "Milagre da Fruta".
O milagre, segundo a história, aconteceu quando São Geraldo estava muito doente numa época de frio e pediu que lhe trouxessem fruta mas as condições climatéricas, de frio e neve, "impediam as árvores de dar fruto": "Depois de alguma insistência verificou-se que as árvores do terreno onde residia São Geraldo estavam recheadas de fruta", explica a arquidiocese.
O padroeiro da cidade de Braga nasceu em França e em 1099 foi eleito bispo de Braga, "onde levou a cabo reformas várias a nível moral, eclesiástico e administrativo".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António